Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3650
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Prevenção ao uso abusivo de drogas: uma análise focalizada no papel da escola e de seus atores
metadata.dc.creator: Araujo, Josef Talson Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Gabriel
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Rosilda Arruda
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Patrícia Petitinga
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como finalidade construir um panorama geral sobre a prevenção ao uso indevido de drogas realizada no ambiente escolar. Para o alcance do objetivo realizamos uma revisão integrativa da literatura científica, a partir da base de dados online SciELO Brasil, compreendendo o intervalo temporal de 2011 a 2021. Para a seleção dos artigos utilizamos três cruzamentos de palavras-chave: (i) drogas, prevenção e ensino; (ii) drogas, prevenção e educação; (iii) drogas, prevenção e escola. Após a etapa de triagem dos artigos, por meio da mobilização de critérios de exclusão, selecionamos 19 trabalhos. Nossas análises concentraram-se em três vertentes, o papel da escola na prevenção ao uso de drogas, programas e intervenções pedagógicas focalizados na prevenção ao uso indevido de drogas e olhar dos atores envolvidos acerca dessas ações preventivas. Verificamos que a escola, hoje considerada como local de formação intelectual e de identidade social, é um espaço propício para o desenvolvimento de ações preventivas, com resultados satisfatórios, apesar dos desafios colocados. Consideramos que é fundamental repensar a abordagem referente ao uso de drogas na escola, sendo necessária a proposição de estratégias de prevenção baseadas no diálogo entre estudantes e professores, articuladas com profissionais da saúde.
Mots-clés: Drogas nas escolas
Educação
Prevenção
Saúde
Adolescência
Résumé: This study aimed to build an overview of the prevention of drug abuse carried out in the school environment. To achieve the objective, we carried out an integrative review of the scientific literature, based on the SciELO Brazil online database, covering the time interval from 2011 to 2021. For the selection of articles we used three intersections of keywords: (i) drugs, prevention and education; (ii) drugs, prevention and education; (iii) drugs, prevention and school. After the screening of articles, through the mobilization of exclusion criteria, we selected 19 papers. Our analyzes focused on three aspects, the role of the school in the prevention of drug use, programs and pedagogical interventions focused on the prevention of drug misuse, and the perspective of the actors involved on the preventive actions developed in the school. We found that the school, now considered as a place of intellectual formation and social identity, is a favorable space for the development of preventive actions, with satisfactory results, despite the challenges posed. We believe that it is essential to rethink the approach to drug use at school, and it is necessary to propose prevention strategies based on dialogue between students and teachers, articulated with health professionals.
metadata.dc.subject.en: Drugs in schools
Education
Prevention
Health
Adolescence
Editeur: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Date de publication: 30-aoû-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-25T22:24:44Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3650
Collection(s) :CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Prevencao_Uso_Abusivo_TCC.pdf809,52 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.