Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSodré, Joelma dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-25T21:02:00Z-
dc.date.available2024-09-25T21:02:00Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.citationSODRÉ, Joelma dos Santos. A juvenilização da educação de jovens e adultos e a política de eja da rede estadual da Bahia, Amargosa-BA. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3642-
dc.description.abstractThis monograph aims to promote a discussion about young people's participation in youth and adult education, as well as their challenges and perspectives. In this sense, the main objective of this work is to discuss the process of juvenilization of youth and adult education in Brazil and the response to this question presented in the document on Youth and Adult Education Policy of the State Network of Bahia - Lifelong Learning. To do so, some steps were necessary, namely: understanding the trajectory of the EJA in Brazil; understand the juvenile process of the EJA; to know and analyze the Youth and Adult Education Policy of the Bahia State Network, giving emphasis to the proposals that the document specifically addresses for young people under 18 years old who are included in the EJA modality. In this way, we opted to adopt the methodological assumptions that can be discussed with qualitative research, with principles that guide documentary research. Regarding the adoption of theoretical assumptions, we used reflections of several authors that have their productions compatible with the proposal of this work. From this study it was possible to better understand the context related to the EJA and its importance in the construction of knowledge and the social transformation of those who make up the working class in order to guarantee their rights. In addition, it was possible to perceive how difficult it was during these years to carry out the Policies built in the perspective of promoting a real advance in the expansion of the quality of Youth and Adult Education, and to realize that the EJA Policy of Bahia, despite being a good initiative, still left many gaps, becoming oblivious in what concerns the attention to young people who are included in this modality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos - EJApt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.titleA juvenilização da educação de jovens e adultos e a política de eja da rede estadual da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como proposta promover uma discussão sobre o igresso dos jovens muito jovem na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, bem como seus desafios e perspectivas. Neste sentido, o trabalho propõe como objetivo geral discutir o processo de juvenilização da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e o atendimento a essa questão apresentado no documento Política de Educação de Jovens e Adultos da Rede Estadual da Bahia – Aprendizagem ao Longo da Vida. Para tanto, algumas etapas se fizeram necessárias, quais sejam: entender a trajetória da EJA no Brasil; compreender o processo de juvenilização da EJA; conhecer e analisar a Política de Educação de Jovens e Adultos da Rede Estadual da Bahia, dando ênfase para as propostas que o documento aponta especificamente para os jovens menores de 18 anos que estão inseridos na modalidade EJA. Desta forma, optou-se por adotar os pressupostos metodológicos dialogáveis com a pesquisa qualitativa com princípios que norteiam a pesquisa documental. No que tange a adoção de pressupostos teóricos foi utilizado reflexões de diversos autores que tem suas produções compatíveis com a proposta deste trabalho. A partir deste estudo foi possível compreender melhor o contexto relacionado à EJA e a sua importância no que tange a construção do conhecimento e a transformação social daqueles que compõe a classe trabalhadora visando à garantia de seus direitos. Além disso, foi possível perceber o quanto foi difícil, no decorrer destes anos, efetivar as Políticas construídas na perspectiva de promover um verdadeiro avanço no que tange a expansão com qualidade da Educação de Jovens e Adultos, e perceber que a Política de EJA da Bahia, apesar de ser uma boa iniciativa, ainda deixou muitas lacunas, se tornando omissa no que tange a atenção aos jovens que se encontram inseridos nessa modalidade.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Clark, Geórgia Nelly-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Estrela, Sineide Cerqueira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
dc.subject.enEducation - Young people and adults (EJA)pt_BR
dc.subject.enEducational policypt_BR
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