Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3626
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jesus, Thaíse Santana de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T11:42:58Z | - |
dc.date.available | 2024-09-25T11:42:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-18 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Thaíse Santana de. Prática docente: construção da identidade de estudantes negros e negras dos anos inicias do ensino fundamental do município de Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2022. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3626 | - |
dc.description.abstract | This work consists of a reflection on the construction of the identity of black students of the initial years of Elementary School in the municipality of Mutuípe-Bahia, from teaching practices. The research problem arose from the following concern: in which way teaching practices contribute to the construction of the identity of black children in elementary school? In view of this problem, the general objective was: understand how teaching practices contribute for the construction of the identity of black students of the initial years of elementary school in Mutuípe-BA. The methodology of this research presents an approach qualitative and quantitative, of an exploratory nature, developed with fourteen teacher(s) from the initial years of Elementary School in that municipality and the instrument used for data collection was the questionnaire. The survey results indicate that most teachers understand the relevance of identity construction for the black person, and its impacts on cognitive and social development, however, some seem to have little theoretical depth regarding the issues of racial identity. It is hoped that this research will contribute to the discussions focused on the need to understand how teaching practices collaborate for the construction of the identity of the black child, thus enabling a different look about how these practices can positively or negatively affect the lives of black children. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade negra | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639 | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Prática docente: construção da identidade de estudantes negros e negras dos anos inicias do ensino fundamental do município de Mutuípe-BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste em uma reflexão sobre a construção da identidade de estudantes negros e negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Mutuípe-Bahia, a partir de práticas docentes. O problema da pesquisa surgiu da seguinte inquietação: de que maneira as práticas docentes contribuem para a construção da identidade das crianças negras do Ensino Fundamental? Diante desta problemática o objetivo geral foi: compreender como as práticas docentes contribuem para a construção da identidade de estudantes negros dos anos inicias do ensino fundamental em Mutuípe-BA. A metodologia desta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e quantitativa, de cunho exploratório, desenvolvida com quatorze professor(res) dos anos iniciais do Ensino Fundamental do referido município e o instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos professores entendem a relevância da construção identitária para o indivíduo negro, e seus impactos no desenvolvimento cognitivo e social, no entanto, alguns aparentam ter pouco aprofundamento teórico referente as problemáticas da identidade racial. Espera-se que esta pesquisa contribua nas discussões voltadas a necessidade de perceber de que maneira as práticas docentes colaboram para a construção da identidade da criança negra, possibilitando assim, um olhar diferenciado sobre como essas práticas podem afetar de modo positivo ou negativo na vida das crianças negras. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Fátima Aparecida | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Andréia Barbosa dos | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Erica Bastos da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.en | Black identity | pt_BR |
dc.subject.en | Teaching practice | pt_BR |
dc.subject.en | Law 10.639 | pt_BR |
dc.subject.en | Teaching practices | pt_BR |
dc.subject.en | Elementary school | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pratica_Docente_Construcao_TCC_2022.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.