Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3592
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Percepções dos licenciandos de Biologia sobre a formação inicial na perspectiva dos conhecimentos químico e físico para o ensino de Ciências nos anos finais do nível fundamental |
metadata.dc.creator: | Paz, Milena Santos da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Neilton da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Brito, Danilo Almeida |
metadata.dc.description.resumo: | A prática docente para um ensino de Ciências comprometido com a aprendizagem dos fenômenos químicos e físicos é um processo desafiador e necessário, que perpassa pelas concepções de educação científica, pela relação entre ciência, tecnologias e sociedade, sustentadas pela pesquisa. Contudo, quando a formação inicial do professor apresenta eventuais lacunas, surgem empecilhos para uma formação científica mais ampla. Pensando nisso, objetivou-se nesse estudo analisar as percepções dos licenciandos do curso de Biologia da UFRB acerca dos conhecimentos químico e físicos construídos durante a formação inicial para o ensino de Ciências nos anos finais do ensino Fundamental. Para tornar possível a investigação, a perspectiva teórica adotada pautou-se nas contribuições de autores como Saviani (2003, 2009), Gatti e Barreto (2009), Carvalho (1998, 2011, 2013), Carvalho e Gil Pérez (2011), Pozzo e Gómez Crespo (2009), Tardif (2011, 2014), Chassot (2003), Bizzo (2009), Zabala (1998), entre outros, os quais foram essenciais para a compreensão das principais categorias da investigação, como saberes, práticas e formação profissional. Do ponto de vista metodológico, o estudo assume uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo - exploratório, para tanto, utilizou-se do questionário semiaberto, aplicado junto a trinta e um estudantes universitários, em processo de formação inicial na Licenciatura em Biologia da UFRB. Em nível de aprofundamento, optamos pela realização da entrevista semiestruturada e pela técnica de análise dos documentos (BNCC e PPC), observando e adotando os princípios éticos da pesquisa. Para a análise de dados, adotou-se a perspectiva da análise de conteúdo temático, que permitiu a sistematização dos dados, sua discussão e produção de inferências. Conclui-se, que, os argumentos desse estudo indicam por unanimidade, o compromisso do ensino de Ciências com a cidadania, tornando-se essencial seu ensino nas escolas. Em relação à legislação apreciada, observamos a defesa de um conhecimento técnico, limitado e a defesa de encaminhamentos teórico-metodológicos que primam pela instrumentalização do ensino e da aprendizagem, apontando os saberes das Ciências da Natureza “importantes” para o sujeito “saber fazer”. Contudo, a formação inicial, apresenta-se dissociada das exigências da sociedade da informação e dos saberes necessários ao professor de Ciências. Sendo assim, sugerimos às instituições formadoras de professores, a atualização e/ou implementação de um currículo integrado, que seja adequado para ensinar os conhecimentos químicos e físicos nos anos finais do nível fundamental, como devem ser ensinados para o maior sucesso dos estudantes. |
Palabras clave : | Formação de professor - Ensino de Ciências Licenciatura em Biologia Prática docente - Aprendizagem Necessidades formativas - Aprendizagem |
Resumen : | The teaching practice to a committed Science education with learning of the chemical and physical phenomena is a challenging and necessary process, which unfolds through the conceptions of scientific education, by the association between science, technologies and society, sustained by research. Nevertheless, when the initial formation of the teacher presents eventual gaps, it results in obstacles to a wide scientific qualification. With that in mind, this study's purpose is to analyse the perceptions of those who hold a Degree in Biology from the UFRB (Federal University of Recôncavo da Bahia), regarding the chemical and physical knowledge built during their initial formation to Sciences teaching in the final years of elementary school. To make this investigation possible, the theoretical perspective applied is based in contributions of authors such as Saviani (2003, 2009), Gatti e Barreto (2009), Carvalho (1998, 2011, 2013), Carvalho e Gil Pérez (2011), Pozzo e Gómez Crespo (2009), Tardif (2011, 2014), Chassot (2003), Bizzo (2009), Zabala (1998), amongst others, who have been essential to comprehend the central investigation categories, such as knowledge, practices and professional qualification. From the methodological point of view, the study assumes a qualitative approach, of the descriptive-exploratory type, therefore, it has been used the semi-open questionnaire, applied along with thirty one undergraduate students, in the initial formation process for a degree in Biology from UFRB. In terms of depth, it has been chosen to perform a semi-structured interview and to use the documents analysis technique (BNCC and PPC), observing and adopting the ethical research principles. For the data analysis, it has been adopted the thematic content analysis perspective, which has allowed a data systematization, its discussion and inferences production. The conclusion is that the arguments in this study show, unanimously, the commitment of Science teaching with citizenship, which makes its teaching essential in schools. Regarding to the current legislation, it is possible to observe the defence of a limited technical knowledge, and also the defence of theoretical-methodological forwarding that manage to instrumentalize teaching and learning, pointing at the knowns of the sciences of nature “important” knowledge for the individual to “knowing how to make”. However, the early formation presents itself disassociated with society demands of information and of the Science teacher necessary knowledge. Thus, it were suggested for the institutions that educates teachers to modernize and/or implement an integrated curriculum that is suitable for teaching chemistry and physics science in the final years of elementary school, as they should be taught for the students' greatest accomplishment. |
metadata.dc.subject.en: | Teacher training - Science teaching Degree in Biology Teaching practice Training needs - Learning |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Fecha de publicación : | 15-sep-2021 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-20T21:46:35Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3592 |
Aparece en las colecciones: | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percepcoes_Licenciandos_Biologia_TCC_2021.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.