Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas PPG-RGV - Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais CCAAB - PPG-RGV - Artigos publicados em periódicos
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3575
metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.degree.level: Mestrado Acadêmico
Título : Avaliação e seleção de linhagens de mamoneira Tolerantes à toxicidade do alumínio em solução nutritiva.
metadata.dc.creator: Silva, Mauricio Dos Santos Da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Simone Alves
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Almeida, Vanessa de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Manuela Oliveira De
metadata.dc.description.resumo: RESUMO: A mamoneira é uma oleaginosa com elevada importância para o Brasil e o mundo. O objetivo deste trabalho é, em sistema hidropônico, identificar a dose capaz de distinguir a tolerância ao alumínio tóxico em linhagens de mamoneira, além de avaliar e selecionar as linhagens de mamoneira quanto à tolerância a este elemento. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Seleção Precoce do Núcleo de Melhoramento Genético e Biotecnologia pertencente ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas – BA. Primeiramente foram conduzidos dois experimentos em sistema hidropônico, definindo a dose de 30 mg L-1 como adequada para classificar linhagens de mamona como tolerantes e sensíveis ao alumínio tóxico. Posteriormente, esta dose foi utilizada na avaliação de 117 linhagens de mamoneira sob sistema hidropônico por meio de soluções nutritivas. Esta dose permite o agrupamento das linhagens, diferentemente pelo teste de Scott-Knott, em três a quatro grupos distintos e, pela análise multivariada euclidiana média agrupando-as em cinco grupos, identificando variabilidade genética para tolerância ao alumínio tóxico. Foram selecionadas pelo índice baseado na distância euclidiana, na intensidade de 25%, as linhagens UFRB 19, UFRB 31, UFRB 38, UFRB 47, UFRB 51, UFRB 55, UFRB 57, UFRB 121, UFRB 128, UFRB 129, UFRB 151, UFRB 152, UFRB 159, UFRB 160, UFRB 169, UFRB 170, UFRB 175, UFRB 179, UFRB 235, UFRB 249 e UFRB 250, por apresentarem as melhores características quanto à tolerância ao alumínio tóxico.
Palabras clave : Ricinus communis L
Melhoramento genético
Hidroponia, divergência genética.
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais
Fecha de publicación : ago-2015
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-20T14:50:16Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3575
Aparece en las colecciones: CCAAB - PPG-RGV - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Avaliacao_Selecao_Linhagen_TESE_2015.pdf870,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.