Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3565
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Estratégia de ensino baseada em Questões Sociocientíficas (QSC) na disciplina de Biologia do ensino médio da rede pública estadual de Cruz das Almas-BA |
metadata.dc.creator: | Silva, Mariane Alves da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Guidelli, Gislaine |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Santos, Marcos Roberto Rossi dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Reis, Maria do Socorro Santos dos |
metadata.dc.description.resumo: | Devido aos problemas ambientais ocorridos, ao longo de décadas pela ação humana, são necessárias políticas educacionais que aprimorem as metodologias de ensino, para contribuir na formação de cidadãos críticos socio-ambientalmente, unindo desta maneira a educação, ambiente e sociedade. Sendo assim, a Educação Ambiental (EA), deve ser tratada em uma perspectiva transversal e interdisciplinar nas disciplinas escolares: ciências e biologia, pois há vários métodos para se trabalhar esta temática e um desses é a contextualização por meio de Questões Sociocientíficas (QSC), que são configuradas por tratarem de questões que ocorrem no cotidiano e, normalmente estão associadas com temas de estudo de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), que são temas de ampla discussão na sociedade. Um dos problemas ambientais ocorrentes, atualmente, é a poluição sonora nos ecossistemas aquáticos que vem trazendo vários impactos a este meio, principalmente sobre os mamíferos aquáticos como o boto-cinza (Sotalia guianensis). Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar uma estratégia de ensino baseada em Questões Sociocientíficas (QSC) relacionadas a conservação dos ecossistemas marinhos na disciplina de Biologia no ensino médio da rede pública estadual de Cruz das Almas - BA. Esta é uma pesquisa qualitativa de natureza investigativa, desenvolvida através da aplicação de um questionário estruturado via “Google forms”, pautado nas percepções de professores de Biologia do ensino médio acerca de uma Questão Sociocientífica, baseada no problema ambiental ocorrente na Baía de Todos Santos, Bahia, relacionado aos efeitos da poluição sonora das embarcações sobre Boto-cinza (Sotalia guianensis). A partir da análise dos dados, compreender se os professores de Biologia, possuem conhecimento acerca da educação com enfoque CTSA, e sobre QSC. Trabalham a Educação Ambiental por meio de projetos paralelos interdisciplinares ou multidisciplinares e em alguns conteúdos durante as aulas. Sobre a QSC apresentada, apontaram como uma estratégia de ensino eficiente para a promoção da Educação Ambiental relacionada ao ecossistema marinho, e que a aplicaria a mesma em suas aulas de Biologia, mas que também realizariam algumas adaptações para se enquadrar as suas realidades dentro exercício docente. |
Keywords: | QSC (Questões sociocientíficas) Educação ambiental Boto-cinza CTSA (Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) Cruz das Almas (BA) - Ensino médio |
Abstract: | Due to the environmental problems that have occurred over decades by human action, educational politics are needed to improve teaching methodologies, to contribute to the formation of critical citizens socio-environmentally, thus uniting education, environment and society. Therefore, Environmental Education (EE) should be treated in a transversal and interdisciplinary perspective in school subjects: science and biology, because there are several methods to work on this theme and one of these is the contextualization through Socioscientific Issues (SQS), which are configured by dealing with issues that occur in everyday life and are usually associated with themes of study of Science, Technology, Society and Environment (STEM), which are topics of wide discussion in society. One of the environmental problems occurring today is noise pollution in aquatic ecosystems, which has been causing several impacts on this environment, especially on aquatic mammals such as the Guiana dolphin (Sotalia guianensis). Therefore, the objective of this work is to evaluate a teaching strategy based on Social Scientific Questions (SQS) related to the conservation of marine ecosystems in the Biology discipline in the public high school in Cruz das Almas - BA. This is a qualitative research of investigative nature, developed through the application of a structured questionnaire via "Google forms", based on the perceptions of high school Biology teachers about a Socioscientific Issue, based on the environmental problem occurring in the Todos Santos Bay, Bahia, related to the effects of noise pollution from boats on the grey river dolphin (Sotalia guianensis). From the data analysis, understand if the Biology teachers have knowledge about education with STEM focus, and about SQS. They work on Environmental Education through parallel interdisciplinary or multidisciplinary projects and in some content during the classes. About the SQS presented, they pointed out as an efficient teaching strategy for the promotion of Environmental Education related to the marine ecosystem, and that they would apply it in their Biology classes, but would also make some adaptations to fit their realities within the teaching practice. |
metadata.dc.subject.en: | QSC (Socio-scientific issues) Environmental education Gray dolphin CTSA (Science, technology, society and environment) Cruz das Almas (BA) - High school |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Issue Date: | 20-Sep-2021 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-19T19:30:57Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3565 |
Appears in Collections: | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Estrategia_Ensino_Baseada_TCC_2021.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.