Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
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dc.creatorGonçalves, Débora Gomes-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:29:41Z-
dc.date.available2024-09-17T16:29:41Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3527-
dc.description.abstractThe present research aimed to analyze how the teachers of the Territorial Center for Professional Education, in Sapeaçu/BA, produce curriculum' acts in the Integrated High School to serve the subjects of the countryside. Some studies point to the difficulties and contradictions found in the process of effective implementation of the integrated curriculum, demonstrating that the actors/authors of the school units are of paramount importance for the curricular weaving, as it is a collective construction and concerns processes of recontextualization and reterritorialization of the same. Thus, the long path between the prescribed and the experienced curriculum is indisputable, and it is necessary to understand it as a device intrinsically linked to the praxis of the subjects involved with it. In this sense, when proposing a study of the integrated curriculum, whose specificity is the service of rural subjects, we need to make our eyes sensitive to the “curriculum acts” of the unit's professors, in their curriculating experiences.Thus, this study was based on the contributions of Roberto Sidnei Macedo, Marise Ramos, Roseli Caldart, Miguel Arroyo, Gaudêncio Frigotto, among other authors who discuss Rural Education and the integrated curriculum. In order to understand this dynamic, this study focused on collaborative research, in order to encourage teachers' reflections on the curriculum, while identifying their curricular concepts and perspectives, in addition to providing opportunities for training through dialogic construction. We used document analysis to understand the curricular guidelines enshrined in the school's Political Pedagogical Project, bearing in mind the subjects of the countryside. In addition, the conversation circles were used to know the conceptions of the teaching staff as instituting a curriculum of Professional Education. It was observed with this study that there is recognition of the need to establish a dialogue between the curriculum and the specificities of the communities served, this sometimes occurs through contextualizations and exemplifications, however this practice comes up against the distance between teacher training and the ignorance of the reality of the multiple communities served by the school unit. In addition, it was possible to observe that the implementation of the integrated curriculum needs to be articulated from a new paradigm of teacher training, which understands the dynamics of the particularities and the totality of the studied phenomena, so that this training reverberates in the institution of curricula where the knowledge are organized in a relational way and can consider the materiality of the students' lives, more specifically the peasants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectSapeaçu (BA)pt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectTecitura curricularpt_BR
dc.titleCurrículo do ensino médio integrado: atos de currículo no atendimento de sujeitos do campo em uma escola de Sapeaçu/BApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar como os docentes do Centro Territorial de Educação Profissional, em Sapeaçu/BA, produzem atos de currículo no Ensino Médio Integrado para o atendimento aos sujeitos do campo. Alguns estudos apontam para as dificuldades e contradições encontradas no processo de efetiva implementação do currículo integrado, demonstrando que os atores/autores das unidades escolares são de suma importância para a tecitura curricular, pois trata-se de uma construção coletiva e diz respeito a processos de recontextualização e reterritorialização do mesmo. Desse modo, é indiscutível o longo caminho entre o currículo prescrito e o vivenciado, sendo necessário compreendê-lo como um dispositivo intrinsecamente ligado à práxis dos sujeitos envolvidos com ele. Nesse sentido, ao propor um estudo do currículo integrado, que tem como especificidade o atendimento dos sujeitos do campo, precisamos tornar os olhos sensíveis para os “atos de currículo” dos docentes da unidade, em suas experiências curriculantes. Assim, este estudo tomou como base as contribuições de Roberto Sidnei Macedo, Marise Ramos, Roseli Caldart, Miguel Arroyo, Gaudêncio Frigotto, dentre outros autores que discutem a Educação do Campo e o currículo integrado. Para compreender essa dinâmica, este estudo primou pela pesquisa colaborativa, a fim de fomentar reflexões dos docentes sobre o currículo, ao passo que identificou suas concepções e perspectivas curriculares, além de oportunizar momentos de formação, via construção dialogada. Utilizamos a análise documental para compreender as diretrizes curriculares plasmadas no Projeto Político Pedagógico da escola, tendo em vista os sujeitos do campo. Além disso, as rodas de conversa foram utilizadas para conhecer as concepções do corpo docente enquanto instituinte de um currículo da Educação Profissional. Observou-se com este estudo que existe o reconhecimento da necessidade de estabelecer um diálogo entre o currículo e as especificidades das comunidades atendidas, isso ocorre, por vezes, através de contextualizações e exemplificações, no entanto essa prática esbarra no distanciamento entre formação docente e o desconhecimento da realidade das múltiplas comunidades atendidas pela unidade escolar. Além disso, foi possível observar que a efetivação do currículo integrado precisa se articular a partir de um novo paradigma de formação de professores, que compreendam a dinâmica das particularidades e da totalidade dos fenômenos estudados, para que esta formação reverbere na instituição de currículos onde os conhecimentos sejam organizados de forma relacional e possam considerar a materialidade da vida dos estudantes, mais especificamente os camponeses.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Tatiana Polliana Pinto de-
dc.contributor.referee1Ferreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.referee2Sá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.referee3Espírito Santo, Eniel do-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enIntegrated high schoolpt_BR
dc.subject.enSapeaçu (BA)pt_BR
dc.subject.enProfessional educationpt_BR
dc.subject.enCurriculum texturept_BR
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