Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3509
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Ambientes de aprendizagem no ensino da matemática em uma escola do campo |
Autor(es): | Silva, Gerson Conceição Jorge, Hebert Santos |
Orientador(a): | Lima, Aldinete Silvino de |
Membro(a) da banca: | Grilo, Jaqueline de Souza Pereira |
Membro(a) da banca: | Filho, Analdino Pinheiro Silva |
Resumo: | Este trabalho versa sobre ambientes de aprendizagem na perspectiva da Educação Matemática Crítica e da Educação do Campo. A pesquisa teve por objetivo investigar os tipos de ambientes de aprendizagem propostos, por meio do ensino remoto, por uma professora que ensina matemática no 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola do campo do município de Antônio Cardoso-BA. Para fundamentar a investigação apoiamo-nos nos referenciais teórico e metodológico da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. Utilizamos a entrevista semiestruturada e a análise documental para produzir os dados do estudo durante a pandemia Covid 19. Os resultados da entrevista revelam os desafios enfrentados por uma professora para ensinar matemática com o ensino remoto, bem como a ausência de formação continuada sobre os princípios da Educação do Campo. A análise documental foi realizada sobre as atividades propostas pela professora participante. Identificamos em quatro listas de exercícios 35 atividades, sendo 26 classificadas no ambiente de aprendizagem do tipo 1: Matemática Pura/Lista de Exercícios e 9 atividades no ambiente do tipo 3: Semirrealidade/Lista de Exercícios. Assim, a professora prioriza exercícios associados à Referência à Matemática Pura. O ensino de conteúdos matemáticos nesta perspectiva acontece, quase sempre, isolado das dimensões social, política e cultural. A partir da análise das atividades apresentamos possibilidades de propor cenários para investigação relacionados aos princípios da Educação do Campo. |
Palavras-chave: | Educação do campo Educação matemática crítica Ambientes de aprendizagem Ensino Remoto Princípios pedagógicos |
Resumo em inglês: | The work deals with learning environments from the perspective of Critical Mathematical Education and Field Education. The research aimed to investigate the types of learning environments proposed, through remote teaching, by a teacher who teaches mathematics in the 9th grade of elementary school at a school in the countryside of the municipality of Antônio Cardoso-BA. To support the investigation, we rely on the theoretical and methodological frameworks of Field Education and Critical Mathematical Education. We used semi-structured interviews and documentary analysis to produce the study data during the Covid 19 pandemic. The results of the interview reveal the challenges faced by a teacher to teach mathematics with remote education, as well as the lack of continuing training on the principles of Field Education. The documentary analysis was carried out on the activities proposed by the participating teacher. We identified 35 activities in four lists of exercises, 26 of which were classified in the type 1 learning environment: Pure Mathematics / List of Exercises and 9 activities in the type 3 environment: Semireality / List of Exercises. Thus, the teacher prioritizes exercises associated with the Reference to Pure Mathematics. The teaching of mathematical content in this perspective happens, almost always, isolated from the dimensions, social, political and cultural. From the analysis of the activities, we present possibilities to propose scenarios for research related to the principles of Field Education. |
Palavras-chave em inglês: | Countryside education Critical mathematics education Learning environments Remote Learning Pedagogical principles |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
Data do documento: | 28-Mai-2021 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-17T16:27:09Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3509 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ambientes_Aprendizagem_Matematica_TCC_2021.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.