Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3505
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Relato de experiência sobre a utilização de plantas medicinais como proposta pedagógica para o ensino de ciências em uma escola do campo
metadata.dc.creator: Ferreira, Junália Anunciação da Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: Juiz, Paulo José Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Diório, Ana Paula Inácio
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Reinaldo José Campos
metadata.dc.description.resumo: O campo é um território com diversidades culturais, sociais, econômicas e ambientais e essa diversidade é um ambiente próprio de produção dos saberes. Neste contexto, se insere o uso de ervas medicinais. Portanto, trabalhar o ensino de ciências em escolas do campo, utilizando como recurso didático as plantas medicinais, promove a construção de um ensino diferenciado, por meio da valorização da cultura tradicional sobre o uso das ervas, seguindo diretrizes orientadas pelo Ministério da Educação, para o trabalho com temas transversais, tornando os estudantes protagonistas da construção do conhecimento. O trabalho apresenta resultados de um relato de experiência desenvolvido com estudantes do ensino fundamental II, do 7º ano de uma escola do campo situada em Coração de Maria - Bahia. A abordagem metodológica utilizou como ferramenta principal, plantas medicinais e suas ações biológicas no corpo humano, com o objetivo de ensinar ciências de forma prática e lúdica por meio da utilização de jogos de carta, manipulação de plantas medicinais e visualização de espécimes utilizando microscopia. A metodologia utilizada permitiu uma maior interação entre os professores e estudantes, bem como maior interesse sobre os temas abordados. Foi possível o resgate do conhecimento tradicional sobre o uso de plantas medicinais e a correlação deste conhecimento popular com o conhecimento científico. Conclui-se que é possível desenvolver metodologias de ensino e aprendizagem de fácil acesso, por meio do diálogo entre os saberes popular e científico em escolas do campo, como ferramenta para estimular a construção do conhecimento coletivo.
Keywords: Plantas medicinais
Ensino de ciências
Alternativas pedagógicas
Educação do campo
Coração de Maria (BA)
Abstract: The countryside is a territory with cultural, social, economic and environmental diversity and this diversity is an environment for the production of knowledge. In this context, the use of medicinal herbs is inserted. Therefore, working with science teaching in rural schools, using medicinal plants as a teaching tool, promotes the construction of a differentiated teaching, by valuing the traditional culture on the use of herbs, following guidelines guided by the Ministry of Education, for work with transversal themes, making students protagonists in the construction of knowledge. The work presents the results of an experience report developed with students of elementary school of a rural school located in Coração de Maria - Bahia. The methodological approach used medicinal plants and their biological actions in the human body as the main tool, in order to teach science in a practical and playful way through the use of games, manipulation of medicinal plants and visualization of specimens using microscopy. The methodology used allowed for greater interaction between teachers and students, as well as greater interest in the topics covered. It was possible to rescue traditional knowledge about the use of medicinal plants and the correlation of this popular knowledge with scientific one. It is concluded that it is possible to develop teaching and learning methodologies that are easily accessible, through the dialogue between popular and scientific knowledge in rural schools, as a tool to stimulate the construction of collective knowledge.
metadata.dc.subject.en: Medicinal plants
Science teaching
Pedagogical alternatives
Countryside education
Coração de Maria (BA)
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Issue Date: 17-Dec-2020
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2021-03-15
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3505
Appears in Collections:CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Utilizacao_Plantas_Medicinais_TCC_2020.pdf1,51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.