Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3502
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Espaço não-formal da educação: o associativismo na comunidade de Lagoa Suja - Feira de Santana - BA
metadata.dc.creator: Santos, Avany Alves dos
Santos, Marcileide Alves dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Velloso, Tatiana Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Isabel de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Geusa da Purificação
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho busca analisar o associativismo no desenvolvimento das atividades da Associação de Pequenos Agricultores Familiares de Lagoa Suja e Adjacências (AAFCOOLAS), localizada no Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana - BA, no Território de Identidade Portal do Sertão, a partir do Estágio Curricular Obrigatório III. Nesta perspectiva, foram analisadas as contribuições do associativismo, como espaço não-formal da Educação do Campo, a partir da realidade dos agricultores familiares da Associação de Pequenos Agricultores Familiares de Lagoa Suja e Adjacências Associação de Pequenos Agricultores Familiares de Lagoa Suja e Adjacências (AAFCOOLAS) no munícipio de Feira de Santana. Para o desenvolvimento deste trabalho, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, através da pesquisa participante, seguindo os instrumentos de: pesquisa documental, através do Relatório do Estágio Curricular Supervisionado III; pesquisa bibliográfica, a partir das referências utilizadas no Curso da Licenciatura em Educação do Campo, com as categorias Educação do Campo, a partir do espaço não-formal, o associativismo e a agroecologia. O desenvolvimento do estágio na AAFCOOLAS possibilitou compreender como o processo associativo contribuiu para o enfrentamento dos problemas da comunidade e possibilitando a realização da educação não-formal que visa o desenvolvimento da comunidade, além de contribuir para formação sócio-política dos estudantes da Educação do campo.
Mots-clés: Educação do campo
Associativismo em comunidade
Agricultura familiar
Lagoa Suja (BA)
Agricultores familiares
Résumé: This paper seeks to analyze from the Mandatory Curricular Stage III the associativism in the development of the activities of the Association of Small Family Farmers of Lagoa Suja e Adjacências (AAFCOOLAS), located in the District of Maria Quitéria, in Feira de Santana - BA, in the Territory of Identity Portal do Sertão. In this perspective, it aimed to analyze the contributions of associativism as a non-formal space for Rural Education, based on the reality of family farmers in (AAFCOOLAS) in the municipality of Feira de Santana. For the development of this work, the qualitative approach and the techniques of participatory research were used, followed by the instruments: documentary research, through the Supervised Curricular Internship Report III; bibliographic research based on the references used in the Degree in Rural Education, with the categories Rural Education from the non-formal space, associativism and agroecology. The development of the internship at AAFCOOLAS made it possible to understand how the associative process contributes to facing the problems of the community and making it possible to carry out non-formal education aimed at the development of the community benefiting everyone, in addition to contributing to the socio-political training of students in the community. Rural education.
metadata.dc.subject.en: Countryside education
Associativism in the community
Family farming
Lagoa Suja (BA)
Family farmers
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Date de publication: 18-déc-2020
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2021-05-28
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3502
Collection(s) :CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Espaço_Nao_Formal_TCC_2020.pdf586,06 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.