Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3501
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Narrativas acerca do Projeto Escola Sem Homofobia: reflexões e contributos da educação do campo à luz da diversidade sexual e de gênero
metadata.dc.creator: Carvalho, Juliano de Souza
Santos, Samantha Sairys Freitas dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Diório, Ana Paula Inácio
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maíra Lopes dos
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Rita de Cácia dos Santos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho analisa as narrativas construídas em volta do Projeto Escola Sem Homofobia (ESH) sobretudo as das fake news de que esse Projeto foi alvo e que resultaram em sua não implementação. Nesse percurso, buscamos entender como a Educação do Campo (Edoc) pode contribuir para este debate considerando a abordagem de diversidade sexual e de gênero nas escolas camponesas. Nesse intuito, analisamos as contradições entre tais narrativas, principais sujeitos e ambientes que configuram esse embate político-social tendo em vista os Direitos Humanos Universais, inclusive levando-se em conta a situação sociopolítica dos LGBTQI+ no país. Para o alcance de tais objetivos optou-se pela pesquisa qualitativa, descritiva e investigativa a partir de análise documental e bibliográfica. Como fundamentação teórica utilizamos, especialmente, Stwart Hall (1997) e sua teoria da centralidade da cultura; Michel Foucault (1999) quando aborda a importância dos discursos na produção e manutenção de poderes; Guacira Louro (2008) discutindo abordagens pedagógicas acerca da diversidade sexual e de gênero; a teoria da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (1996); e Roseli Caldart (2009 e 2012) e suas reflexões sobre a Edoc. Foi nessas bases teórico-metodológicas que o estudo chegou ao projeto político conservador que estava por trás da campanha difamatória contra o Projeto ESH. Nesse contexto, apontamos as ferramentas que a Educação do Campo possui e que podem contribuir no combate a essa crescente onda ultraconservadora em nosso país.
Palabras clave : Projeto Escola Sem Homofobia
Educação do campo
Fake news
LGBTQIAPN+fobia
Abordagens pedagógicas
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Fecha de publicación : 1-jun-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2021-06-30
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3501
Aparece en las colecciones: CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Escola_Sem_Homofobia_TCC_2020.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.