Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3501
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Narrativas acerca do Projeto Escola Sem Homofobia: reflexões e contributos da educação do campo à luz da diversidade sexual e de gênero |
metadata.dc.creator: | Carvalho, Juliano de Souza Santos, Samantha Sairys Freitas dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Diório, Ana Paula Inácio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Maíra Lopes dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Chagas, Rita de Cácia dos Santos |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho analisa as narrativas construídas em volta do Projeto Escola Sem Homofobia (ESH) sobretudo as das fake news de que esse Projeto foi alvo e que resultaram em sua não implementação. Nesse percurso, buscamos entender como a Educação do Campo (Edoc) pode contribuir para este debate considerando a abordagem de diversidade sexual e de gênero nas escolas camponesas. Nesse intuito, analisamos as contradições entre tais narrativas, principais sujeitos e ambientes que configuram esse embate político-social tendo em vista os Direitos Humanos Universais, inclusive levando-se em conta a situação sociopolítica dos LGBTQI+ no país. Para o alcance de tais objetivos optou-se pela pesquisa qualitativa, descritiva e investigativa a partir de análise documental e bibliográfica. Como fundamentação teórica utilizamos, especialmente, Stwart Hall (1997) e sua teoria da centralidade da cultura; Michel Foucault (1999) quando aborda a importância dos discursos na produção e manutenção de poderes; Guacira Louro (2008) discutindo abordagens pedagógicas acerca da diversidade sexual e de gênero; a teoria da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (1996); e Roseli Caldart (2009 e 2012) e suas reflexões sobre a Edoc. Foi nessas bases teórico-metodológicas que o estudo chegou ao projeto político conservador que estava por trás da campanha difamatória contra o Projeto ESH. Nesse contexto, apontamos as ferramentas que a Educação do Campo possui e que podem contribuir no combate a essa crescente onda ultraconservadora em nosso país. |
Palabras clave : | Projeto Escola Sem Homofobia Educação do campo Fake news LGBTQIAPN+fobia Abordagens pedagógicas |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
Fecha de publicación : | 1-jun-2021 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2021-06-30 |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3501 |
Aparece en las colecciones: | CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Escola_Sem_Homofobia_TCC_2020.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.