Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3497
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Percepções de professores acerca das estratégias pedagógicas para a inclusão de crianças com deficiência visual em uma escola do campo
Autor(es): Pereira, Eronádia de Oliveira
Silva, Esmeraldo Gomes da
Orientador(a): Ribeiro, Sátila Souza
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções dos professores da Escola Municipal Júlia Medeiros acerca das estratégias pedagógicas direcionadas aos alunos com deficiência, localizada no Município de Ipecaetá-Ba. Esse estudo foi realizado junto a 02 (duas) professoras da referida Escola que atuam na educação infantil com crianças que possuem deficiência visual. A abordagem metodológica desta pesquisa é qualitativa na qual utilizamos o método empírico do tipo estudo de caso, de natureza descritiva, e quanto ao instrumento para o levantamento de dados foi utilizado o questionário estruturado. O embasamento que subsidiou a análise dos dados levantados fundamentou-se nos normativos legais brasileiros sobre inclusão, e em autores como: Vygotsky (1991,1997); Galvão (2010); Lima et al. (2013); Luz, Souza e Souza (2016); Ribeiro (2017); Marins (2019), dentre outros. Os resultados demonstraram que as professoras têm desenvolvido estratégias pedagógicas visando à garantia da inclusão e aprendizagem das crianças com deficiência visual, a saber: atividades com texturas, tintas em alto relevo e colagem; estimulação tátil-olfativa dos elementos trabalhados em sala de aula; relações afetivas entre aluno-aluno e aluno-professor; dentre outras. Porém, as participantes destacam a necessidade de formação específica na área da educação inclusiva.
Palavras-chave: Estratégias pedagógicas
Educação do campo
Deficiência visual
Percepção de professores
Inclusão e aprendizagem de crianças
Resumo em inglês: This research aims to analyze the perceptions of the teachers of the Municipal School Júlia Medeiros about the pedagogical strategies directed to students with disabilities, located in the Municipality of Ipecaetá-Ba. This study was carried out with 02 (two) teachers of the mentioned School that work in the education of children with children who are visually impaired. The methodological approach of this research is qualitative, in which we used the empirical method of the case study type, of a descriptive nature, and the structured questionnaire was used for the instrument for the data collection. The basis for the analysis of the data collected was based on Brazilian legal norms on inclusion, and on authors such as: Vygotsky (1991,1997); Galvão (2010); Lima et al. (2013); Luz, Souza e Souza (2016); Ribeiro (2017); Marins (2019), among others. The results showed that the teachers have developed pedagogical strategies aimed at guaranteeing the inclusion and learning of children with visual impairment, namely: textures, discovery of the flavors and smell of the worked elements; the relationships established between student-student and student-teacher; activities with raised inks, collage, among others. However, the participants emphasize the need for specific training in the area of inclusive education.
Palavras-chave em inglês: Pedagogical strategies
countryside education
Visual impairment
Teachers' perception
Children's inclusion and learning
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Data do documento: 12-Jun-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-17T16:25:18Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3497
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Professores_Estrategias_Pedagogicas_TCC_2019.pdf719,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.