Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3497
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.creatorPereira, Eronádia de Oliveira-
dc.creatorSilva, Esmeraldo Gomes da-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:25:18Z-
dc.date.available2024-09-17T16:25:18Z-
dc.date.issued2019-06-12-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3497-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the perceptions of the teachers of the Municipal School Júlia Medeiros about the pedagogical strategies directed to students with disabilities, located in the Municipality of Ipecaetá-Ba. This study was carried out with 02 (two) teachers of the mentioned School that work in the education of children with children who are visually impaired. The methodological approach of this research is qualitative, in which we used the empirical method of the case study type, of a descriptive nature, and the structured questionnaire was used for the instrument for the data collection. The basis for the analysis of the data collected was based on Brazilian legal norms on inclusion, and on authors such as: Vygotsky (1991,1997); Galvão (2010); Lima et al. (2013); Luz, Souza e Souza (2016); Ribeiro (2017); Marins (2019), among others. The results showed that the teachers have developed pedagogical strategies aimed at guaranteeing the inclusion and learning of children with visual impairment, namely: textures, discovery of the flavors and smell of the worked elements; the relationships established between student-student and student-teacher; activities with raised inks, collage, among others. However, the participants emphasize the need for specific training in the area of inclusive education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectPercepção de professorespt_BR
dc.subjectInclusão e aprendizagem de criançaspt_BR
dc.titlePercepções de professores acerca das estratégias pedagógicas para a inclusão de crianças com deficiência visual em uma escola do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções dos professores da Escola Municipal Júlia Medeiros acerca das estratégias pedagógicas direcionadas aos alunos com deficiência, localizada no Município de Ipecaetá-Ba. Esse estudo foi realizado junto a 02 (duas) professoras da referida Escola que atuam na educação infantil com crianças que possuem deficiência visual. A abordagem metodológica desta pesquisa é qualitativa na qual utilizamos o método empírico do tipo estudo de caso, de natureza descritiva, e quanto ao instrumento para o levantamento de dados foi utilizado o questionário estruturado. O embasamento que subsidiou a análise dos dados levantados fundamentou-se nos normativos legais brasileiros sobre inclusão, e em autores como: Vygotsky (1991,1997); Galvão (2010); Lima et al. (2013); Luz, Souza e Souza (2016); Ribeiro (2017); Marins (2019), dentre outros. Os resultados demonstraram que as professoras têm desenvolvido estratégias pedagógicas visando à garantia da inclusão e aprendizagem das crianças com deficiência visual, a saber: atividades com texturas, tintas em alto relevo e colagem; estimulação tátil-olfativa dos elementos trabalhados em sala de aula; relações afetivas entre aluno-aluno e aluno-professor; dentre outras. Porém, as participantes destacam a necessidade de formação específica na área da educação inclusiva.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Sátila Souza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enPedagogical strategiespt_BR
dc.subject.encountryside educationpt_BR
dc.subject.enVisual impairmentpt_BR
dc.subject.enTeachers' perceptionpt_BR
dc.subject.enChildren's inclusion and learningpt_BR
Collection(s) :CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Professores_Estrategias_Pedagogicas_TCC_2019.pdf719,95 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.