Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3494
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | A materialização da questão agrária na comunidade quilombola do Alegre, povoado do município de Itaguaçu da Bahia |
metadata.dc.creator: | Pereira, Bruna Pires |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rios, Kássia Aguiar Norberto |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho refere-se ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Este trabalho teve por objetivo analisar a partir do processo de formação socioterritorial do município de Itaguaçu da Bahia, as diversas formas em que a questão agrária se materializa/confirma na atualidade. Para tal, elencamos como recorte empírico-analítico a comunidade quilombola do Alegre. Algumas das inquietações que motivaram a construção dessa pesquisa foram: como a questão agrária se materializa no município de Itaguaçu da Bahia, a partir das comunidades quilombolas? Quais os processos de luta e resistência que envolve historicamente essas comunidades? Quais estratégias têm sido pensadas/efetivadas pelas comunidades na defesa de seus direitos? Para responder tais questionamentos, recorremos metodologicamente, aos instrumentos e técnicas da pesquisa qualitativa e participante, o que inclui a observação, realização de entrevistas, oficinas, etc. As análises e discussões realizadas nos levaram a constatar as diversas formas com que a questão agrária se materializa no município, em especial através das comunidades quilombolas: concentração fundiária, invisibilidade histórica, conflitos territoriais, negação de direitos e falta de políticas pública. |
Palabras clave : | Questão agrária Comunidades quilombolas Itaguaçu da Bahia Conflitos territoriais Políticas públicas |
Resumen : | The present work refers to the TCC (Course Completion Work) of the Degree Course in Field Education with Qualification in Natural Sciences of the Federal University of Recôncavo da Bahia. This work aimed to analyze from the process of socio-territorial formation of the municipality of Itaguaçu da Bahia, the various ways in which the agrarian question materializes / confirms today. For such, we list as empirical-analytical cut the quilombola community of Alegre. Some of the concerns that motivated the construction of this research were: How does the agrarian question materialize in the municipality of Itaguaçu da Bahia, from the quilombola communities? What are the processes of struggle and resistance that historically involve these communities? What strategies have been thought /implemented by communities in defense of their rights? To answer such questions, we methodologically used the qualitative and participatory research instruments and techniques, including observation, interviews, workshops, etc. The analysis and discussions led us to note the various ways in which the agrarian issue materializes in the municipality, especially |
metadata.dc.subject.en: | Agrarian question Quilombola communities Itaguaçu da Bahia Territorial conflicts Public policy |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
Fecha de publicación : | 15-oct-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2019-12-05 |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3494 |
Aparece en las colecciones: | CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Materializacao_Questao_Agraria_TCC_2019.pdf | 13,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.