Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Curso Superior de Tecnologia em Alimentos na Educação do Campo - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3490
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Tecnólogo
Título : A história de vida de Arlindo Ferreira da Silva e a identidade rural do município de Irará - BA
metadata.dc.creator: Oliveira, Giselia Cerqueira da Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Velloso, Tatiana Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Chagas, Rita de Cácia Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Samantha Serra
metadata.dc.description.resumo: O trabalho é uma biografia que narra a história de vida do Senhor Arlindo Ferreira da Silva, que retrata a identidade da formação agrária do município de Irará, situado no estado da Bahia. A Bahia é o estado com maior número de agricultores familiares do Brasil, que desempenha o papel na produção e no abastecimento interno de alimentos, além de garantir trabalho, emprego e renda no campo. Foi necessário caracterizar o município de Irará, bem como, compreender a Educação do Campo enquanto modalidade de educação e suas contribuições no processo de transformação das condições estruturais de exclusão. A metodologia utilizada é na abordagem qualitativa, a partir da narrativa de história de vida, que promoveu um “caminhar para si”, e contribuiu para repensar o processo formativo que tive acesso, como também a revisão de literatura e a entrevista semiestruturada aplicada que foram instrumentos da coleta de dados. Os resultados obtidos permitiram a contextualização da vida de uma referência que traduz o agricultor familiar, em que sua trajetória demonstra a negação de direitos, como a educação, e como foi possível a partir das organizações e movimentos sociais do campo se construir políticas educacionais para o campo, a partir dos princípios e concepções da educação do campo em gerações posteriores, como fruto de conquistas, mas ainda com desafios estruturais históricos a serem superados.
Palabras clave : História de vida
Identidade rural
Irará (BA)
Agricultura familiar
Questão agrária
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Fecha de publicación : 16-may-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-17T16:24:19Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3490
Aparece en las colecciones: CETENS - Curso Superior de Tecnologia em Alimentos na Educação do Campo - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Historia_Arlindo_Ferreira_TCC_2023.pdf708,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.