Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3459
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Combatendo a racionalidade tecnológica: explorando as possibilidades educativas do rádio junto ao ensino de Ciências |
metadata.dc.creator: | Silva, Vania Pereira da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Almeida, Renato de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Adilson Gomes dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mendez, Jesus Manuel Delgado |
metadata.dc.description.resumo: | No Brasil, o rádio começou educativo e cultural, permitindo comunicação e integração com uma parcela da população marginalizada do processo escolar. Análise cronológica do rádio no Brasil permite afirmar que o Estado oscilou momentos de proximidade e afastamento junto das rádios educativas; algumas vezes comprometido com interesses ideológicos. As fortes mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais ocorridas no último século promoveram mudanças no papel do rádio e das demais mídias. O afastamento do Estado coincide com o processo de globalização, dando espaço aos interesses comerciais. Acreditamos que a divulgação de padrões, ideologias e falsas necessidades contribuem para formar uma sociedade unidimensional, com grande quantidade de produtos, mas sem liberdade de pensar, agir e viver. O Estado, por sua vez, valoriza o “racionalismo tecnológico”, negligenciando a potencialidade educativa do rádio e destacando o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação. Desenvolver programas radiofônicos educativos de cunho científico pode estimular habilidades de audição, interpretação, elaboração mental, e na construção de cenários, necessários para tirar o sujeito do lugar da passividade, abrindo-lhe oportunidades ao conhecimento. |
Keywords: | Ciências - Ensino - Educação Tecnologia - Aprendizagem Herbert Marcuse Sociedade Rádio - Apoio pedagógico Rádio - Uso - Brasil |
Abstract: | In Brazil, the radio began educational and cultural allowing communication and integration with part of the population marginalized from school process. Chronological analysis of radio in Brazil allows to affirm that the State fluctuated moments of closeness and remoteness along the educational radios; sometimes committed ideological interests. Strong economic changes, social, political and cultural changes in the last century promoted changes in the role of radio and others media. The remoteness of the state coincides with the process of globalization, giving space to commercial interests. We believe that disclosure standards, ideologies and false needs help to form a one-dimensional society, with lots of products, but without freedom to think, act and live. The State, in turn, enhances the "technological rationality", neglecting the potential of educational radio and highlighting the use of Information and Communication Technologies in Education. Develop educational radio programs of a scientific nature may stimulate listening skills, interpretation, mental development, and the construction of scenarios, the subject needed to take the place of passivity, opening him opportunities to knowledge. |
metadata.dc.subject.en: | Sciences - Teaching - Education Technology - Learning Herbert Marcuse Society Radio - Pedagogical support Radio - Use - Brazil |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Issue Date: | 17-Oct-2013 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-11T20:16:58Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3459 |
Appears in Collections: | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Combatendo_Racionalidade_Tecnologica_TCC_2013 (2).pdf | 409,95 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.