Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Andreia de Jesus-
dc.date.accessioned2024-09-09T14:44:29Z-
dc.date.available2024-09-09T14:44:29Z-
dc.date.issued2023-05-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Andreia de Jesus. O papel da capoeira na formação das pessoas: o caso da Associação de Capoeira Axé Bahia de Mutuípe, Amargosa-BA. 2023. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3454-
dc.description.abstractCapoeira is an art with a history of struggles for the human emancipation of black people who were enslaved in Brazil, which came and still continues with a great struggle for space and expansion. Thus, the research seeks to understand the importance of capoeira for each subject involved, whether from educational training, physical, psychological health and social issues. Thus, the theme was chosen: The Role of Capoeira in the Education of People: The Case of the Associação de Capoeira Axé Bahia De Mutuípe. Thus, three guiding questions were chosen: How does capoeira help in understanding concepts for everyday life? How does capoeira qualify the attitude of the people involved with it? What are the contributions related to physical activity? For this continuation of the research, theorists and field research were used, which brings information that is of paramount importance for the construction of this work. The methodology adopted in the research was field research, with a case study, where observation and semi-structured interviews were used to obtain data. The locus of the research was the Association of Capoeira Axé Bahia de Mutuípe, and the research subjects were eight (8) capoeiras, among them: students, monitors, teachers and masters. At the end of the research, it was found that the practices developed through capoeira are forms of non-formal education, as they have an intentionality in their processes, which influence the training process of its members, with the process of exchanging knowledge, building values such as respect, solidarity, friendship, loyalty, self-knowledge and care for others. After carrying out the observations and interviews, it was possible to observe that the interviewed subjects were able to identify the conceptual aspect - what people learned in the field of concepts, what capoeira is for each of them; attitudinal aspect - Understand the educational influence of capoeira in people's lives, considering their attitude in society; procedural aspect - identify the contributions of capoeira from physical activity.In view of the results of the research, it was possible to identify that the subjects who are part of the teaching of capoeira, identify the process of formation of the subject from the same.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectFormação dos sujeitospt_BR
dc.titleO papel da capoeira na formação das pessoas: o caso da Associação de Capoeira Axé Bahia de Mutuípept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Capoeira é uma arte com histórico de lutas pela emancipação humana de pessoas negras que foram escravizadas no Brasil, que veio e ainda continua uma grande luta por espaço e expansão. Assim a pesquisa busca entender a importância da capoeira para cada sujeito envolvido seja desde formação educativa, saúde física, psicológica e questões sociais. Dessa forma foi escolhido o tema: O Papel da Capoeira na Formação das Pessoas: O Caso da Associação de Capoeira Axé Bahia De Mutuípe. Dessa forma, foram escolhidas três questões norteadoras: Como a capoeira ajuda na compreensão de conceitos para a vida cotidiana? Como a capoeira qualifica a atitude das pessoas envolvidas com ela? Quais as contribuições relativas à atividade física? Para que desse prosseguimento a pesquisa foram utilizados teóricos e a pesquisa de campo que traz informações que é de suma importância para construção deste trabalho. A metodologia adotada na pesquisa foi pesquisa de campo, com estudo de caso, onde utilizou-se da observação e entrevista semiestruturada para obtenção dos dados. O lócus da pesquisa foi a Associação de Capoeira Axé Bahia de Mutuípe, e os sujeitos de pesquisa foram oito (8) capoeiras, entre eles: alunos, monitores, professores e mestres. Ao final da pesquisa constatou-se que as práticas desenvolvidas através da capoeira são formas de educação não formal, na medida que tem uma intencionalidade em seus processos, os quais influenciam no processo formativo de seus membros, com o processo de troca de saberes, construção valores como, respeito, solidariedade, amizade, lealdade, o autoconhecimento e o cuidado com o outro. Após a realização das observações das entrevistas foi possível observar que os sujeitos entrevistados conseguiram identificar o aspecto conceitual - o que as pessoas aprenderam no campo dos conceitos, do que é a capoeira para cada um deles; aspecto atitudinal - Compreender a influência educativa da capoeira na vida das pessoas, considerando a atitude das mesmas em sociedade; aspecto procedimental - identificar as contribuições da capoeira a partir da atividade física. Diante dos resultados da pesquisa foi possível identificar que os sujeitos que fazem parte do ensino da capoeira, identificam a capoeira como algo fundamental em suas vidas, que promovem um processo de formação transformador.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jean Adriano Barros da-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Magalhães, Carolina Gusmão-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enCapoeirapt_BR
dc.subject.enNon-formal educationpt_BR
dc.subject.enFormation of subjectspt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Papel_Capoeira_Formacao_TCC_2023.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.