Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Cartografia de pedagogias, abandono, vida e gênero num orfanato
Autor(es): Miranda, Elane Lima de
Orientador(a): Givigi, Ana Cristina Nascimento
Referência: MIRANDA, Elane Lima de. Cartografia de pedagogias, abandono, vida e gênero num orfanato, Amargosa-BA. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
Resumo: Cartografar as práticas pedagógicas e jogos educativos que fazem do abrigo um espaço de produção de identidades marcadas pelo binarismo de gênero e pela (re)significação do abandono. Para tanto, fizemos uma viagem cartográfica seguindo forças que constituem os processos de (re) significação do abandono de modo que pudemos constatar os sentidos dados às experiências pedagógicas dos educandos e, ao mesmo tempo, alcançamos os discursos sociais sobre as biopolíticas que fazem do corpo feminino o responsável pela maternidade e, consequentemente pelo abandono de crianças. A trajetória das crianças numa instituição de acolhimento é marcada por construção de repertórios rígidos que separam e dicotomizam meninos e meninas, reforçando modelos sociais, ainda que num orfanato haja outras redes de afetos em circulação que produz resistência ao que convencionalmente se espera de ‘corpos infantis abandonados’. Acompanhar processos de socialização destes infantes nos permitiu alcançar as pedagogias que são acionadas para garantir o disciplinamento dos corpos e suas estratégias de resistência para a vida dessas meninas e meninos que de algo modo essas história de vida está interligada a minha.
Palavras-chave: Educação
Práticas pedagógicas
Jogos educativos
Gênero
Resumo em inglês: Mapping pedagogical practices and educational games that make shelter a space for the production of identities marked by gender binarism and the (re) significance of abandonment. This work aims to map pedagogical practices and educational games of a shelter / orphanage that make it a space for the production of identities marked by gender binarism and the (re) signification of abandonment. In order to do so, we made a cartographic trip following forces that constitute the processes of (re) signification of abandonment so that we could verify the senses given to the pedagogical experiences of the students and, at the same time, we reached the social discourses on the biopolitics that make the female body the responsible for maternity and, consequently, the abandonment of children. The trajectory of the children in a host institution is marked by the construction of rigid repertoires that separate and dichotomize boys and girls, reinforcing social models, although in an orphanage there are other networks of affections in circulation that produce resistance to what is conventionally expected of 'infantile bodies' abandoned '. Monitoring the processes of socialization of these infants allowed us to reach the pedagogies that are activated to guarantee the discipline of the bodies and their strategies of resistance to life. of these girls and boys that something of this life story is intertwined with mine.
Palavras-chave em inglês: Education
Pedagogical practices
Educational games
Gender
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-06T19:05:15Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3446
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