Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Maria Balbina Fernandes-
dc.date.accessioned2024-09-04T19:49:03Z-
dc.date.available2024-09-04T19:49:03Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.citationANDRADE, Maria Balbina Fernandes. A Utilização do lúdico pelos professores no processo da aprendizagem na educação infantil, Amargosa-BA. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3427-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.titleA Utilização do lúdico pelos professores no processo da aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO trabalho intitulado “A utilização do lúdico no processo da aprendizagem na educação infantil”, por meio da pesquisa qualitativa, busca compreender como os professores utilizam as atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. O lúdico pode ser uma ferramenta muito importante para o processo de ensino-aprendizagem do aluno da educação infantil, uma vez que as atividades lúdicas além de proporcionar o divertimento, podem favorecer no desenvolvimento físico, emocional, motor, cognitivo, social e cultural da criança. E o professor pode utiliza-se desse recurso para tornar as atividades mais prazerosas para os alunos. Para tratar sobre o lúdico, neste trabalho, utilizamos a abordagem teórica e conceitual de estudos como o de Dohme (2008), Antunes (2014), Santos (2014), Ariès (1978), Sanches (2004 apud MATHIAS; PAULA, 2009), Froebel (1782-1852), Comenius (1593), Rousseau (1712), Pestalozzi (1746 apud Wajskop 1995), Vasconcelos (2005), Kuhlmann Jr.(2007). Para observar como a utilização do lúdico na educação infantil, foi aplicado um questionário com duas professoras da educação infantil da rede particular de ensino da cidade de Amargosa-BA, sendo uma professora no Grupo III e a outra professora Grupo IV. Após a análise do questionário respondido pelas professoras foi possível observar que o lúdico está presente na prática das professoras e que estas entendem a importância mesmo para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. Nas falas das professoras, percebemos ainda, o lúdico se constitui como uma ferramenta muito importante para a aprendizagem das crianças.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Sabrina Torres-
dc.contributor.referee1Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira-
dc.contributor.referee2Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilização_Lúdico_Professores_TCC_2021.pdf556,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.