Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3424
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Mykelly Karolyne Brandão da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-04T19:09:23Z-
dc.date.available2024-09-04T19:09:23Z-
dc.date.issued2023-10-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Mykelly Karolyne Brandão da Silva. A importância da ludicidade para aprendizagem das crianças de 4 a 7 anos do CAESB, município de Ubaíra-Bahia, Amargosa-BA. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3424-
dc.description.abstractThe present work aims to discuss “The Importance of playfulness for the learning of children aged 4 to 7 at CAESB” since play activities, when provided appropriately, favor the integral development and training of children. In this sense, with the purpose of developing this research, the following specific objectives were listed: I. To research the relationship between Pedagogy and playfulness; II. To analyze how playfulness is used in working with children at CAESB; III. To understand play as a pedagogical mediation in the teaching and learning process in the researched context. To this end, a qualitative research was carried out. Initially, a bibliographical research was conducted in order to explore the investigated theme, and for data collection, a bibliographical survey of the last 05 years was constructed starting from the inquiry: Contributions of playfulness to the process of learning. And based on the inclusion criteria, 07 works were selected. In order to make the investigation more fruitful, a case study was carried out with one of the children assisted at CAESB who had learning difficulties. The theoretical framework is supported by the theories of Friedmann (2006), Wajskop (2007), Santos (1999) and Almeida (1995). In the area of games and play: Pereira, (2005), Kishimoto (1988) and Ribeiro (2002). In the field of pedagogy Paulo Freire (1991) and Medeiros (2008). Furthermore, the results show that playful activities are necessary and essential for the construction of knowledge and training of the child, and that the teacher's role in this process favors the development of significant learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCAESBpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleA importância da ludicidade para aprendizagem das crianças de 4 a 7 anos do CAESBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como finalidade, discutir “A Importância da ludicidade para aprendizagem das crianças de 4 a 7 anos do Centro de Apoio Escolar Santana Brandão (CAESB) ” uma vez que, as atividades lúdicas quando são proporcionadas de forma adequada favorece o desenvolvimento integral e a formação das crianças. Nesse sentido, com propósito de desenvolver esta pesquisa, foram elencados os seguintes objetivos gerais e específicos com o intuito de nortear os caminhos da pesquisa, sendo o geral: Compreender quais as contribuições da ludicidade para o processo de aprendizagem. A partir do objetivo apresentado foram definidos objetivos específicos: I - Analisar a relação entre Pedagogia e a ludicidade; II - Conhecer como a ludicidade é utilizada no trabalho com as crianças do CAESB; III - Entender o lúdico como mediação pedagógica no processo de ensinoaprendizagem no contexto pesquisado. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo inicialmente realizada uma pesquisa bibliográfica afim de explorar a temática investigada, e para produção de dados foi construído um levantamento bibliográfico dos últimos 05 anos a partir da categoria: Contribuições da ludicidade para o processo de aprendizagem. E com base nos critérios de inclusão foram selecionados 07 trabalhos. Para tornar a investigação mais profícua foi realizado um estudo de caso sobre uma das crianças atendidas no CAESB que apresentava dificuldades de Aprendizagem. O referencial teórico está respaldado nas teorias de Friedmann (2006), Wajskop (2007), Santos (1999) e Almeida (1995). Na área dos jogos e brincadeiras: Pereira, (2005), Kishimoto (1988) e Ribeiro (2002). Na área da pedagogia Paulo Freire (1991) e Medeiros (2008). Ademais, os resultados mostram que as atividades lúdicas são necessárias e essências para a construção do conhecimento e formação da criança, e que, a atuação do professor nesse processo favorece o desenvolvimento de aprendizagens significativas.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Sirlandia Reis de Oliveira-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Santos, Fernando Henrique Tisque dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enPlayfulnesspt_BR
dc.subject.enPedagogypt_BR
dc.subject.enLearningpt_BR
dc.subject.enLiteracypt_BR
dc.subject.enCAESBpt_BR
dc.subject.enTeaching practicept_BR
dc.subject.enTeachers - Trainingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Importancia_Ludicidade_Aprendizagem_TCC_2023.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.