Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores PPGEDUCAMPO - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: A educação do campo como possibilidade de efetivação da educação ambiental: uma experiência de intervenção na Escola Municipal Rui Barbosa no assentamento Palmeiral - Vietnã, Esperantinópolis –MA
Autor(es): Veloso, Léo Jaime Ferreira
Orientador(a): Velloso, Tatiana Ribeiro
Membro(a) da banca: Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
Membro(a) da banca: Rodrigues, Sávio José Dias
Referência: VELOSO, Léo Jaime Ferreira. 2019 A educação do campo como possibilidade de efetivação da educação ambiental: uma experiência de intervenção na escola municipal Rui Barbosa no assentamento Palmeiral - Vietnã, Esperantinópolis –MA 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: O estudo tem como objetivo de compreender como a Escola Municipal Rui Barbosa vem trabalhado a temática ambiental e os principais elementos causadores da devastação do meio ambiente no Assentamento Palmeiral-Vietnã, no município de Esperantinópolis - MA, bem como os conflitos pela posse da terra no Médio-Mearim e a luta pelo direito às políticas públicas, dentre elas, a Educação do Campo nas suas ações pedagógicas na relação do ambiente escolar com o assentamento. Neste contexto, entende-se que as ações predatórias da natureza se intensificaram no campo, principalmente, com a monocultura do agronegócio, afetando diretamente, milhares de famílias campesinas que vivem da produção familiar, especialmente no século passado. No intuito de conhecer como se estabelece essas relações e contradições no campo, sentiu-se a necessidade de compreender o papel dos movimentos sociais campesinos no Médio-Mearim maranhense e, particularmente, o trabalho desenvolvido pela Escola Municipal Rui Barbosa, no projeto de assentamento Palmeiral-Vietnã. Além disso, buscou-se no contexto da temática discutida, trazer a discussão sobre educação do campo como alternativa para o desenvolvimento de um trabalho mais voltado a realidade do assentamento. Para tanto, como percurso metodológico além do estudo de referenciais bibliográficos abordando temas relacionados à luta pela terra, Movimentos Sociais do Campo, Educação do Campo e Meio Ambiente, foi realizado trabalho de campo, dando ênfase às entrevistas semiestruturadas o corpo docente, discente da escola, lideranças comunitárias e sindicais e gestores municipais de educação e de meio ambiente. Assim, constatou-se a grave crise ambiental dentro do assentamento, ocasionada pela ação predatória do ser humano ao longo dos anos. No intuito de mobilizar a comunidade escolar rumo à construção de alternativas para a contenção das atividades humanas relacionadas as agressões contra a biodiversidade local, a pesquisa apresentou como proposta de intervenção a partir da construção coletiva de um viveiro de mudas para reflorestamento e frutíferas que teve como culminância a recuperação de uma área degradada às margens do rio Mearim, dentro do assentamento e a distribuição das mudas frutíferas nas comunidades de abrangência da escola, bem como um espaço de formação pedagógica da comunidade escolar na relação com o assentamento. A partir da reflexão coletiva da experiência, os envolvidos no processo puderam compreender a importância da escola em trazer a discussão da realidade local como tema norteador a ser trabalhado em sala de aula. Neste sentido, a Educação do Campo caracteriza-se como alternativa de inclusão social dos camponeses na busca pelo conhecimento sistematizado capaz de formar cidadãos críticos em condições de intervir e transformar sua realidade social. Palavras-chave: Escola. Educação do Campo. Meio Ambiente. Movimentos Sociais do Campo. Assentamento Rural.
Palavras-chave: Educação do Campo
Educação rural
Movimentos sociais
Inclusão social
Resumo em inglês: The study aims to understand how the Rui Barbosa Municipal School has been working on environmental issues and the main elements causing environmental devastation in the Palmeiral-Vietnã Settlement, in the municipality of Esperantinópolis - MA, as well as the conflicts over land ownership in the Middle-Mearim and the fight for the right to public policies, among them, the Field Education in its pedagogical actions in relation to the school environment and the settlement. In this context, it is understood that the predatory actions of nature have intensified in the countryside, mainly with the monoculture of agribusiness, directly affecting thousands of peasant families who live off family production, especially in the last century. In order to understand how these relations and contradictions are established in the countryside, it was felt necessary to understand the role of peasant social movements in the Maranhão mid-Mearim and, particularly, the work developed by the Rui Barbosa Municipal School, in the Palmeiral-Vietnã settlement project. In addition, it was sought in the context of the theme discussed, to bring the discussion on education in the field as an alternative for the development of a work more focused on the reality of the settlement. To this end, as a methodological journey, in addition to the study of bibliographic references addressing themes related to the struggle for land, Social Movements of the Field, Field Education and Environment, field work was carried out, emphasizing semi-structured interviews with the teaching staff, school students, community and union leaders and municipal education and environment managers. Thus, the serious environmental crisis within the settlement, caused by the predatory action of human beings over the years, was verified. In order to mobilize the school community towards the construction of alternatives for the containment of human activities related to aggressions against local biodiversity, the research presented as a proposal for intervention from the collective construction of a nursery of seedlings for reforestation and fruit trees that culminated in the recovery of a degraded area on the banks of the Mearim River, within the settlement and the distribution of fruit trees in the communities covered by the school, as well as a space for educational training of the school community in relation to the settlement. From the collective reflection of the experience, those involved in the process could understand the importance of the school in bringing the discussion of the local reality as a guiding theme to be worked on in the classroom. In this sense, Educação do Campo is characterized as an alternative of social inclusion of peasants in the search for systematic knowledge capable of training critical citizens in conditions to intervene and transform their social reality.
Palavras-chave em inglês: Countryside Education
Rural education
Social movements
Social inclusion
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Programa de pós-graduação: Outro Programa de Pós-Graduação da UFRB
Data do documento: 2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-08-19T20:23:28Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3365
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