Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVitória, Eliene Couto dos Santos-
dc.date.accessioned2024-08-19T19:18:01Z-
dc.date.available2024-08-19T19:18:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationVITÓRIA, Eliene Couto dos Santos. A escola do campo na perspectiva da Educação do Campo: um espaço contra-hegemônico.  2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3361-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectHegemoniapt_BR
dc.titleA escola do campo na perspectiva da Educação do Campo: um espaço contra-hegemônicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoConstitui nosso interesse neste trabalho abordar “A escola do campo numa perspectiva da Educação do Campo: um espaço contra-hegemônico”, em que pretendemos tecer reflexões sobre a Educação do Campo, bem como a escola do campo, problematizando questões acerca desse espaço enquanto horizonte de contra-hegemonia, evidenciando a disputa do projeto capitalista na manutenção da classe burguesa. Objetivamos compreender a escola do campo enquanto espaço possível de enfrentamento ao projeto do capital, sobretudo ao pesquisar a base epistemológica que sustenta a Educação do Campo a partir das concepções e princípios que atravessam o Movimento Nacional Por Uma Educação do Campo. A indagação desse estudo é como a escola do campo pode se constituir enquanto espaço contra-hegemônico de enfretamento ao projeto do capital. O presente estudo tem como referenciais teóricos, a pesquisa bibliográfica que é fundamentada nos estudos de Gil, (2008) e Tozoni-Reis, (2009) e no estudo das teorias de Freire em Pedagogia do Oprimido (2015), Caldart em Pedagogia dos Movimentos (2000), Capriles em o Nascimento da Pedagogia Socialista (1989), Freitas e Caldart em A construção da Pedagogia Socialista (2017), entre outras fontes, possibilitando assim, um conhecimento teórico que servirá como alicerce para a fundamentação de conceitos que envolvam a escola do campo, a educação do campo. De qualquer modo, a educação reflete uma visão de mundo do sistema ao qual estamos inseridos, assim, o chamado sistema capitalista encontrar-se-á vinculado aos projetos de educação de interesse da classe burguesa. Baseado nos teóricos que sustentou o estudo e as reflexões das principais categorias conceituais, conclui-se a urgência de políticas públicas mais adequadas aos interesses da classe trabalhadora, e a materialidade da Educação do Campo, haja vista, as várias conquistas. A pesquisa aponta que ainda há uma longa trajetória de luta por novas conquistas e direitos não garantidos. Além disso, ganha destaque o fenômeno avassalador do fechamento das escolas do campo. Fenômeno esse que traz consigo vários fatores negativos para o campo, sendo um deles a causa do empobrecimento da agricultura familiar e fortalecimento do agronegócio. Por fim, a constatação de que a escola pode ser um espaço de luta e importante ferramenta contra-hegemônico.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso-
dc.contributor.referee1Oliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Lídia Barreto da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
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