Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Luziane Nery dos-
dc.date.accessioned2024-08-19T19:09:31Z-
dc.date.available2024-08-19T19:09:31Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Luziane Nery dos. A participação da comunidade escolar na gestão de uma escola pública de ensino fundamental dos anos iniciais em Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3360-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.titleA participação da comunidade escolar na gestão de uma escola pública de ensino fundamental dos anos iniciais em Mutuípe-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa é fruto do trabalho realizado como requisito parcial de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, trata-se de um estudo de caso sobre a participação da comunidade escolar na gestão de uma escola pública de ensino fundamental anos iniciais no município de Mutuípe-BA, identificando os desafios e as possibilidades. A participação da comunidade escolar é assegurada através da perspectiva da gestão democrática que foi legitimado a partir da Constituição Federal de 1988, que traz em seu artigo 206, inciso VI, os princípios sobre os quais o ensino deve ser ministrado, e dentre eles, que o ensino público será ministrado com base na gestão democrática, e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996). Para fundamentar nosso trabalho recorremos aos estudos realizados por autores, como: Libâneo (2005), Vasconcellos (1956-2002-2004), Gadotti (2005), ente outros. Para realização da pesquisa optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, com a utilização de entrevista semiestruturada, junto aos sujeitos selecionados para a investigação. Concluiu-se com a pesquisa que os membros da comunidade escolar não estão integrados e a escola encontra inúmeras dificuldade para a implementação de um modelo estratégico e participativo na construção e efetivação da gestão democrática.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Djeisson Silva-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Barbosa, Irenilson de Jesus-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
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