Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Enfermagem - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: Conhecimentos de gestantes: cuidados realizados na gestação e cuidados com o recém nascido
metadata.dc.creator: Barreto, Ana Raquel Caneiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Marques, Patrícia Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee1: Sacramento, Amália Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Djanilson Barbosa dos
Référence bibliographique: BARRETO, Ana Raquel Caneiro. Conhecimentos de gestantes: cuidados realizados na gestação e cuidados com o recém nascido. 2013. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2013.
metadata.dc.description.resumo: O período pré-natal é uma época de preparação física e psicológica para o parto e para a maternidade e, como tal, é um momento de intenso aprendizado e uma oportunidade para os profissionais da equipe de saúde desenvolverem a educação como dimensão do processo de cuidar, considerando os sujeitos ativos no cuidado de sua saúde, em todos os ciclos da vida. Desta forma caracterizar o conhecimento de gestantes atendidas no pré-natal em Unidade de Saúde da Família (USF) em município baiano sobre autocuidado e os cuidados com o recém nascido é importante para transformações nas ações de educação em saúde destes sujeitos. Assim, os objetivos foram: caracterizar os conhecimentos de gestantes atendidas em unidade de saúde da família quanto ao autocuidado e aos cuidados com o recém nascido e traçar o pefil socio demografico e reprodutivo desses sujeitos. Este trabalho trata-se de um recorte do projeto PIBEX “Educação em saúde de gestantes e acompanhantes para o processo gravídico puerperal - cuidado e autonomia do sujeito”. Este recorte caracteriza-se como um estudo de abordagem quantitativa de amostragem aleatória, que tem como universo de pesquisa todas as gestante que realizaram pré-natal em duas Unidades de Saúde da Família do município de Santo Antônio de Jesus-Bahia, nos meses de agosto e setembro de 2013, num total de 60 gestantes e por amostra teve-se 30 gestantes as quais foram aplicados o instrumento para coleta e aceitaram participar do projeto de intervenção. A análise foi realizada a partir da categorização dos dados através de estatística simples, onde os resultados foram tabulados no programa Excel e apresentados em forma de tabelas e gráficos representados por frequência e porcentagem e assim analisados sob a luz da literatura atual, numa perspectiva de gênero e integralidade. Os resultados demonstraram que em relação ao conhecimento das mulheres aos aspectos do pré-natal elas demonstraram conhecer a maioria de suas rotinas como, o período de inicio e final das consultas, os exames que devem ser realizados, das medicações e vacinas que devem ser tomadas. Porém há uma falta conhecimentos em relação a importância e necessidades dos mesmo. Assim as mulheres demonstram que elas apenas seguem o recomendado pelos profissionais de saúde, obedecem suas orientações, mas não tem conhecimento da necessidade das ações e procedimentos. Concluímos que se faz necessário qualificar/informar a gestante de forma que ela tenha subsídios suficientes, pala lidar com influência das práticas errôneas culturalmente acreditadas e assim não comprometa o processo de cuidado. Além disso, a prática de capacitar os sujeitos é fundamente para o reconhecimento dos mesmos enquanto participes no processo de cuidar.
Mots-clés: Gestante
Conhecimento
Autocuidado
Enfermagem
Résumé: The prenatal period is a time of physical and psychological preparation for childbirth and motherhood and, as such, it is a time of intense learning and an opportunity for health team professionals to develop education as a dimension of the care process, considering the subjects as active in caring for their health, in all cycles of life. Thus, characterizing the knowledge of pregnant women attended in prenatal care at a Family Health Unit (USF) in a city in Bahia about self-care and newborn care is important for transforming the health education actions of these subjects. Thus, the objectives were: to characterize the knowledge of pregnant women attended at a family health unit regarding self-care and newborn care and to outline the sociodemographic and reproductive profile of these subjects. This work is part of the PIBEX project “Health education for pregnant women and companions during the pregnancy-puerperal process - care and autonomy of the subject”. This study is characterized as a quantitative approach study with random sampling, whose research universe is all pregnant women who received prenatal care at two Family Health Units in the city of Santo Antônio de Jesus, Bahia, in August and September 2013, totaling 60 pregnant women. The sample consisted of 30 pregnant women who were given the data collection instrument and agreed to participate in the intervention project. The analysis was performed based on the categorization of data using simple statistics, where the results were tabulated in the Excel program and presented in the form of tables and graphs represented by frequency and percentage, and thus analyzed in light of the current literature, from a gender and comprehensive perspective. The results showed that in relation to women's knowledge of prenatal aspects, they demonstrated that they knew most of their routines, such as the start and end times of consultations, the tests that should be performed, and the medications and vaccines that should be taken. However, there is a lack of knowledge regarding the importance and needs of these. Thus, women demonstrate that they only follow what is recommended by health professionals, obeying their guidelines, but are not aware of the need for actions and procedures. We conclude that it is necessary to qualify/inform pregnant women so that they have sufficient support to deal with the influence of culturally believed erroneous practices and thus not compromise the care process. In addition, the practice of training subjects is fundamental for their recognition as participants in the care process.
metadata.dc.subject.en: Pregnant women
Knowledge
Self-care
Nursing
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Date de publication: oct-2013
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-09T20:53:31Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3335
Collection(s) :CCS - Bacharelado em Enfermagem - TCC

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