Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado Interdisciplinar em Saúde - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3322
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Title: Uma experiência com a amamentação
metadata.dc.creator: Curi, Adrielle Maria Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Demétrio, Franklin
Citation: CURI, Adrielle Maria Pereira. Uma experiência com a amamentação. 2015. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Introdução: O aleitamento materno exclusivo (AM) até os seis meses é de extrema importância para o desenvolvimento nutricional e psicológico para o neonato. O cuidado profissional que mãe e filho recebem nos primeiros momentos após o parto é de grande influência para a manutenção da amamentação, podendo influenciar de forma positiva ou negativa sobre mãe e bebê. Objetivo: Refletir, a partir de um olhar pessoal, sobre a amamentação e o cuidado profissional com o binômio mãe e filho. Método: Trata-se de um relato de experiência da autora, embasado na literatura específica sobre o aleitamento, tanto pelo prisma biomédico quanto socioantropológico. Resultados: O AM, culturalmente, parte de uma construção desde o nascimento do ser até o momento de se tornar mãe. Geralmente é a primeira experiência vivenciada por cada pessoa ao nascer, consiste no primeiro vínculo estabelecido entre dois seres. Machado e Bosi (2008) afirma que além deste primeiro laço afetivo, a amamentação também é uma relação inscrita na cultura e submetida à esfera social, inserindo uma complexidade própria ao fenômeno que transcende o aspecto nutricional que lhe é inerente, e ultrapassa a díade da mãe-filho. Frisando que o cuidado profissional durante os primeiros momentos da amamentação pode ser de influência positiva ou negativa na permanência do aleitamento materno. Winnicott (2006) reforça que não se ensina uma mãe a amamentar. O profissional pode auxiliar, dando segurança para a mãe naquele momento, porém não se deve ensiná-la, partindo do conceito que é um ato natural e instintivo da mãe. Conclusão: Quando você é paciente e estudante da área de saúde pode enxergar este âmbito da saúde por diversos ângulos. É possível observar a carência de compreensão dos profissionais da área quando se trata de sensibilidade durante a amamentação. Em contrapartida, na minha atual ideia de saúde, enxergo equipes multiprofissionais e humanizadas que conseguem lidar com o paciente não somente com a parte material e fisiológica dele, mas também psicológica, que tenta entender as necessidades e reconhece culturalmente seus significados e pré-conceitos sobre determinados fenômenos, como a amamentação. Assim, evitando impactos negativos na mãe e filho, permitindo que o processo da amamentação seja prazeroso para ambos.
Keywords: Amamentação
Experiência
Aleitamento
Materno
Desmame
Depressão pós-parto
Abstract: Introduction: Exclusive breastfeeding (BF) up to six months is extremely important for the nutritional and psychological development of newborns. The professional care that mother and child receive in the first moments after birth has a great influence on the maintenance of breastfeeding, and can have a positive or negative impact on mother and baby. Objective: To reflect, from a personal perspective, on breastfeeding and professional care for the mother-child binomial. Method: This is a report of the author's experience, based on specific literature on breastfeeding, from both a biomedical and socio-anthropological perspective. Results: BF, culturally, is part of a construction from the birth of the being until the moment of becoming a mother. It is generally the first experience lived by each person at birth, and consists of the first bond established between two beings. Machado and Bosi (2008) state that in addition to this first emotional bond, breastfeeding is also a relationship inscribed in culture and subject to the social sphere, adding a complexity of its own to the phenomenon that transcends the nutritional aspect inherent to it and goes beyond the mother-child dyad. They emphasize that professional care during the first moments of breastfeeding can have a positive or negative influence on the continuation of breastfeeding. Winnicott (2006) emphasizes that a mother cannot be taught how to breastfeed. The professional can help, providing security for the mother at that moment, but she should not be taught, based on the concept that it is a natural and instinctive act of the mother. Conclusion: When you are a patient and a student in the health field, you can see this area of ​​health from different angles. It is possible to observe the lack of understanding of professionals in the field when it comes to sensitivity during breastfeeding. On the other hand, in my current idea of ​​health, I see multidisciplinary and humanized teams that can deal with the patient not only with the material and physiological aspects, but also with the psychological aspects, that try to understand the needs and culturally recognize their meanings and preconceptions about certain phenomena, such as breastfeeding. Thus, avoiding negative impacts on the mother and child, allowing the breastfeeding process to be pleasurable for both.
metadata.dc.subject.en: Breastfeeding
Experience
Breastfeeding
Maternal
Weaning
Postpartum depression
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Issue Date: 2015
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-07T20:16:22Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3322
Appears in Collections:CCS - Bacharelado Interdisciplinar em Saúde - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Experiencia_Amamentacao_TCC_2015.pdf291,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.