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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3309
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Avaliação na educação infantil: um estudo sobre as práticas avaliativas para crianças de 5 anos em um município da Bahia |
Autor(es): | Souza, Taciele dos Santos |
Orientador(a): | Gomes, Alessandra |
Membro(a) da banca: | Moraes, Cândida Andrade de |
Membro(a) da banca: | de Souza, Fernanda Cristina de |
Referência: | SOUZA, Taciele dos Santos. Avaliação na educação infantil: um estudo sobre as práticas avaliativas para crianças de 5 anos em um município da Bahia, Amargosa-BA. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de curso, intitulado “Avaliação na Educação Infantil: Um estudo sobre as práticas avaliativas para crianças de 5 anos em um município da Bahia”, buscou investigar as concepções e práticas avaliativas presentes em uma escola pública de Educação infantil. A investigação envolveu – como técnicas de pesquisa – momentos de observação, análise de instrumento de avaliação aplicado junto às turmas de 5 anos, entrevista com 4 educadoras (a professora da sala investigada, a auxiliar da mesma sala, a Coordenadora da escola e uma estagiária, estudante da UFRB e vinculada a um Programa federal de estágio curricular supervisionado). A partir do levantamento bibliográfico de autores tais como Luckesi (2005), Vasconcellos (1998), Rabelo (1998), Hoffman (2012), Freire (1984), que embasaram as discussões teóricas referentes à avaliação no âmbito da Educação Infantil em especifico da pré-escola, enfatizamos a potencialidade da avaliação para o desenvolvimento das crianças e também para a promoção de uma educação de qualidade, ampliação currículo escolar, promoção de metodologias de ensino, desenvolvimento ou aquisição de novas práticas de ensino e pedagógicas. Destacamos também a importância do professor neste processo de avaliação para, através disso, promover novas aprendizagens. A partir da análise dos dados percebeu-se a potencialidade da avaliação na Educação Infantil, uma vez que está ainda é vista como uma ferramenta de atribuição de certo ou errado, de taxar o aluno como mais ou menos inteligente sem considerar que ele é detentor do seu próprio conhecimento. A avalição na préescola se utilizada com sabedoria e sem exigências ou critérios rígidos pode ser uma possibilidade de promover uma aprendizagem leve e dinâmica, e também para o compartilhamento de saberes, valores e visões de mundo. |
Palavras-chave: | Educação infantil Prática pedagógica Ensino - Pré-escola |
Resumo em inglês: | The present Work of Conclusion of course, entitled "Evaluation in Early Childhood Education: A study on evaluative practices for children of 5 years in a municipality of Bahia"conceptions and evaluation practices present in a public school of early childhood education. The investigation involved - as research techniques - moments of observation, analysis of evaluation instrument applied to the 5-year classes, interview with 4 educators (the teacher of the investigated room, the assistant of the same room, the school Coordinator and an intern, student of UFRB and linked to a federal supervised curricular internship program). From the bibliographical survey of authors such as Luckesi (2005), Vasconcellos (1998), Rabelo (1998), Hoffman (2012), Freire (1984), who based the theoretical discussions regarding the evaluation in the field of Early Childhood Education in specific of theschool, we emphasize the potential of evaluation for the development of children and also for the promotion of quality education, expansion of school curriculum, promotion of teaching methodologies, development or acquisition of new teaching and pedagogical practices. We also highlight the importance of the teacher in this evaluation process to promote new learning. From the analysis of the data it was realized the potential of the evaluation in Early Childhood Education, since it is still seen as a tool of attribution of right or wrong, of taxing the student as more or less intelligent without considering that he is the holder of his own knowledge. The evaluation in preschool if used wisely and without rigid requirements or criteria can be a possibility to promote a light and dynamic learning, and also for the sharing of knowledge, values and worldviews. |
Palavras-chave em inglês: | Child education Pedagogical practice Teaching - Preschool |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 26-Out-2023 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-08-02T14:19:41Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3309 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
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