Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3264
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Florislande Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T16:39:22Z | - |
dc.date.available | 2024-07-24T16:39:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Florislande Silva dos. Inclusão de pessoas com deficiência intelectual nos anos iniciais, em escolas da rede municipal de Jiquiriçá: estratégias e ações, Amargosa-BA. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3264 | - |
dc.description.abstract | This monograph, entitled "Inclusion of People with Intellectual Disabilities in the Early Years, in Schools of the Municipal Network of Jiquiriçá: strategy and actions", addresses the importance in effectively including people with intellectual disabilities in regular schools, which aimed to understand how the process of including children with intellectual disabilities takes place in the context of the regular classroom of the early years of elementary school in two public schools in the municipality of Jiquiriçá-BA. The monograph will contribute to the enrichment of research in the educational area, proposing a reflection on the need for inclusion. The choice of the theme is justified in knowing the inclusion process, in order to contribute to effective inclusion practices. It is a qualitative research that used semi-structured interviews as a data collection instrument, with two teachers from the regular school system. This work adopts as a theoretical reference the studies of Pintor (2017); Mantoan (2002) on intellectual disability. The study shows that, even though they are environments that promote and promote the development of people with intellectual disabilities, by allowing them to constantly interact with different people, regular schools in the municipality of Jiquiriçá cannot yet be considered inclusive schools. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Integração social | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.title | Inclusão de pessoas com deficiência intelectual nos anos iniciais, em escolas da rede municipal de Jiquiriçá: estratégias e ações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia, intitulada “Inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual nos Anos Iniciais, em Escolas da Rede Municipal de Jiquiriçá: estratégia e ações”, aborda a importância na efetivação da inclusão de pessoas com deficiência intelectual na escola regular, a qual teve como objetivo compreender como se dá o processo de inclusão de crianças com deficiência intelectual no contexto da sala de aula regular dos anos iniciais do Ensino Fundamental em duas escolas públicas do município de Jiquiriçá-BA. A monografia contribuirá para enriquecimento das pesquisas na área educacional, propondo uma reflexão sobre a necessidade da inclusão. A escolha da temática se justifica em conhecer o processo de inclusão, a fim de contribuir para práticas de inclusão efetivas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, com duas professoras da rede regular de ensino. Este trabalho adota como referencial teórico os estudos de Pintor (2017); Mantoan (2002) sobre deficiência intelectual. O estudo evidencia que, mesmo sendo ambientes potencializadores e propulsores do desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, ao permitir-lhe uma constante interação com diferentes pessoas as escolas regulares do município de Jiquiriçá ainda não podem ser consideradas escolas inclusivas. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Irenilson de Jesus | - |
dc.contributor.referee1 | Cozzani, Márcia Valéria | - |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.subject.en | Special education | pt_BR |
dc.subject.en | Social integration | pt_BR |
dc.subject.en | Intellectual disability | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inclusão_Pessoas_Deficiência_TCC_2021.pdf | 673,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.