Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorXavier, Jaqueline Mota-
dc.date.accessioned2024-07-23T15:25:12Z-
dc.date.available2024-07-23T15:25:12Z-
dc.date.issued2021-10-27-
dc.identifier.citationXAVIER, Jaqueline Mota. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Amargosa - BA, Amargosa-BA. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3257-
dc.description.abstractThe present study is characterized as a conclusion work of the Licentiate Degree in Pedagogy at the Federal University of Recôncavo da Bahia at the Teacher Training Center (UFRB / CFP), campus Amargosa - BA. The work aims to present a study of the pedagogical practices developed by teachers in the early years of elementary school for the learning of children with ADHD in municipal schools in the city of Amargosa-BA. Thus, the investigation is constituted from the Psychology discipline in the first semester of the Pedagogy course and through concerns concerning the future teaching practice in the classroom, in order to articulate, content and monitor the level of understanding of students. As a theoretical basis for this work, we dialogue with authors who problematize ADHD and present situations and orientations of the disorder, both in the school environment and in the different contexts in which students are inserted. From this, we highlight the understandings of Silva (2010), Guidolim, Ferreira and Ciasca (2013), Benczik e Casella (2015), Vygotsky (1991), Oliveira, Lima and Cavalcanti (2016), Lacerda (2014), among other authors presented in the theoretical framework of the work. For the development of the research, we started from a qualitative approach, using document analysis and application of the semi-structured questionnaire as the main data collection instruments. As a result, we bring the questions pointed out in the questionnaire and some reflections from the analyzed documents on the importance of teaching practice for the insertion of the student with ADHD in the school routine, through specific strategies and methodologies for this audience. However, teachers still face some challenges such as lack of assistance from the school, people's lack of knowledge of the disorder, lack of specific training and having to deal with all the symptoms of the disorder in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectDéficit de atenção e hiperatividade -TDAHpt_BR
dc.titleTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Amargosa - BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo consiste em um trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no Centro de Formação de Professores (UFRB / CFP), campus Amargosa - BA. O trabalho tem como objetivo apresentar um estudo das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental para a aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Amargosa-BA. Dessa forma, a investigação se constitui a partir da disciplina de Psicologia no primeiro semestre do curso de Pedagogia e por intermédio de inquietações concernentes com a futura prática docente em sala de aula, de forma a articular, conteúdos e acompanhar o nível de compreensão dos estudantes. Como embasamento teórico deste trabalho, dialogamos com autores que problematizam o TDAH e apresentam situações e orientações referentes ao transtorno, tanto no âmbito escolar quanto nos diferentes contextos que os estudantes estão inseridos. A partir disso, apresentamos como referencial teórico as compreensões de Silva (2010), Guidolim, Ferreira e Ciasca (2013), Benczik e Casella (2015), Vygotsky (1991), Oliveira, Lima e Cavalcanti (2016), Lacerda (2014), dentre outros autores. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos uma abordagem qualitativa, utilizando a revisão bibliográfica, a análise documental e a aplicação de questionário como principais instrumentos de coleta dos dados. Como resultados, trazemos as questões apontadas no questionário e algumas reflexões a partir dos documentos analisados sobre a importância da pratica docente para inserção do estudante com TDAH na rotina escolar, por meio de estratégias e metodologias especificas para esse público. Observam-se como resultados iniciais que os professores ainda passam por alguns desafios como a falta de assistência da escola, o desconhecimento do transtorno pelas pessoas, a falta de formação especifica e dificuldades para lidar com todos os sintomas do transtorno em salas de aula.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Irenilson de Jesus-
dc.contributor.referee1Costa, Thereza Cristina Bastos-
dc.contributor.referee2Meireles, Mariana Martins de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.subject.enChildren's educationpt_BR
dc.subject.enElementary Schoolpt_BR
dc.subject.enSocial integrationpt_BR
dc.subject.enAttention deficit hyperactivity disorder -ADHDpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Transtorno_Déficit_Atenção_TCC_2021.pdf776,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.