Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3115
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: "Se eu já cheguei até aqui, eu vou chegar até o final": perspectivas da permanência universitária
metadata.dc.creator: Lôbo, Jéssica Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Leite, Rita de Cássia Nascimento
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Josineide Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Roberval Passos de
Référence bibliographique: LÔBO, Jéssica Ferreira. "Se eu já cheguei até aqui, eu vou chegar até o final": perspectivas da permanência universitária. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar aspectos que contribuem para a permanência de estudantes de camadas populares no campus de uma universidade pública federal. Para tanto, foram realizadas entrevistas com cinco discentes, que foram assistidas em um projeto de extensão que atende ingressantes na universidade, com a finalidade de identificar e analisar, a partir das experiências relatadas, fatores envolvidos na permanência das estudantes, estratégias utilizadas por elas para permanecer e possíveis interações entre a intenção de desistir e de continuar seus cursos. Os relatos apontaram que o intento de desistência e permanência podem se entrelaçar, a todo momento, durante a trajetória de estudantes de camadas populares num curso universitário e que fatores institucionais, pessoais e coletivos podem ser fundamentais para a promoção da permanência.
Mots-clés: Permanência universitária
Ensino superior público
Políticas institucionais
Résumé: This research aimed to investigate aspects that contribute to the permanence of students from popular classes on the campus of a public federal university. To this end, interviews were carried out with five students, who were assisted in an extension project that serves new students at the university, with the purpose of identifying and analyzing, based on the reported experiences, factors involved in the students' permanence, strategies used by them to remaining and possible interactions between the intention to drop out and to continue their courses. The reports pointed out that the intention to withdraw and remain can be intertwined, at any time, during the trajectory of students from lower classes in a university course and that institutional, personal and collective factors can be fundamental in promoting retention.
metadata.dc.subject.en: University stay
Public higher education
Institutional policies
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Date de publication: 29-jui-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3115
Collection(s) :CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Se_Eu_Já_TCC_2022.pdf433,04 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.