Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3101
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Title: | Formação de profissionais para atuar na Assistência Social: análise do Plano Estadual de Educação Permanente na Bahia |
metadata.dc.creator: | Andrade, Jessica Cerqueira de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santana, Inayara Oliveira de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Luane Neves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rodrigues, Quitéria |
Citation: | ANDRADE, Jessica Cerqueira de. Formação de profissionais para atuar na Assistência Social: análise do Plano Estadual de Educação Permanente na Bahia. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho é uma pesquisa exploratória de caráter documental que visa investigar se o Plano Estadual de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social da Bahia (PEEP/SUAS/BA) contempla referenciais teórico-metodológicos e ético-políticos convergentes com princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (PNEP/SUAS). A análise se deu em dois momentos: a leitura do PEEP/SUAS/BA buscando identificar convergências com os princípios e diretrizes da PNEP/SUAS e da PNAS, seguida da reunião das informações e análise do plano a partir de 3 blocos: fundamentos políticos e pedagógicos; fundamentos metodológicos; e percursos formativos. Observou-se que o plano reflete em seu texto os marcos legais e normativos da PNAS e PNEP/SUAS defendendo que as ações de educação permanente estejam pautadas nos processos de trabalho e no diagnóstico de cada território onde serão implementadas. De modo geral, o plano está alinhado com as políticas públicas e busca responder às demandas formativas dos profissionais, a consolidação da rede de proteção social e a implantação de uma cultura da educação permanente no Estado da Bahia. |
Keywords: | Educação permanente Psicologia Assistência social Políticas sociais |
Abstract: | This work is an exploratory documental research that aims to investigate whether the State Plan for Permanent Education of the Single Social Assistance System of Bahia (PEEP/SUAS/BA) includes theoretical-methodological and ethical-political references that converge with the principles and guidelines of the National Social Assistance System (PNAS) and the National Policy for Permanent Education of the Unified Social Assistance System (PNEP/SUAS). The analysis took place in two stages: the reading of PEEP/SUAS/BA seeking to identify convergences with the principles and guidelines of the PNEP/SUAS and the PNAS, followed by the gathering of information and analysis of the plan from 3 blocks: political and pedagogical; methodological foundations; and training paths. It was observed that the plan reflects in its text the legal and normative frameworks of PNAS and PNEP/SUAS, advocating that continuing education actions are guided by the work processes and diagnosis of each territory where they will be implemented. In general, the plan is aligned with public policies and seeks to respond to the training demands of professionals, the consolidation of the social protection network and the implementation of a culture of permanent education in the State of Bahia. |
metadata.dc.subject.en: | Continuing education Psychology Social assistance Social policy |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Issue Date: | 2-Aug-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
metadata.dc.date.available: | 2024-08-02 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3101 |
Appears in Collections: | CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Profissionais_Atuar_TCC_2022.pdf | 391,85 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.