Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3023
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Title: Produção acadêmica de Serviço Social: no que você está pensando?
metadata.dc.creator: Souza, Ederlane Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Dantas , Lys Maria Vinhaes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Silvia de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Jucileide Ferreira do
Citation: SOUZA, Ederlane Silva de. Produção acadêmica de Serviço Social: no que você está pensando? . 70 f. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise da produção acadêmica discente do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso, publicados no site da UFRB no período de 2012.1 a 2014.2, com o intuito de compreender os temas de pesquisa dos referidos discentes durante esse período. Foram identificados 124 TCCs, sendo que analisamos 122 deles, a partir dos resumos, títulos e, principalmente, palavras-chave. A ideia que foi posta para a elaboração desse trabalho foi fazer uma pesquisa documental no estilo estado da arte. Para tanto, foram realizadas buscas de outros trabalhos no mesmo estilo para termos a ideia de como fazer esse tipo de produção.Classificamos a produção discente em quatro eixos fundamentais para descrever o que os discentes de Serviço Social da UFRB vêm abordando em seus respectivos trabalhos de conclusão de curso. Os eixos, relativos à produção acadêmica, foram: Política social, Grupos vulnerabilizados, Formação e atuação profissional e Conceitos base. A distribuição das palavras-chave pelos eixos foi: Conceitos base, com um percentual de apenas 3% das palavras-chave encontradas com o total de 4 palavras identificadas; Formação e atuação profissional teve 18% no total de 21 palavras chave; Grupos vulnerabilizados com 26%, no total de 31 palavras-chaves; e, por fim, Política social foi o eixo que mais se destacou com 53% de todos TCCs, no total de 64 palavras-chave encontradas. Também foram identificados nesse trabalho de conclusão de curso 21 orientadores para 122 TCCs do Curso de Serviço Social na UFRB no período de 2012.1 a 2014.2, sendo que 14 deles pertencem ao curso de Serviço Social, dentre os quais apenas 1 com graduação em outra área profissional.Dos outros cursos, são 7 orientadores, nem um dos quais com graduação em Serviço Social. Chamou atenção a quantidade de trabalhos sobre o próprio Curso na UFRB e as contribuições dos TCCs sobre e para o território do Recôncavo da Bahia.
Keywords: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Território do Recôncavo da Bahia
Produção discente
Serviço social
Abstract: The present work aimed to carry out an analysis of the academic production student of the Social Work Course at the Federal University of Recôncavo da Bahia, from the Course Completion Works, published on the UFRB website in the period from 2012.1 to 2014.2, in order to understand the research themes of the referred students during this period. 124 TCCs were identified, of which we analyzed 122 of them, based on abstracts, titles and, mainly, keywords. The idea that was put forward for the elaboration of this work was to carry out a research documentary in the state of the art style. For this purpose, searches were carried out for other works in the same style to have the idea of ​​how to do this type of production. We classified student production into four fundamental axes to describe the that UFRB Social Work students have been approaching in their respective course completion work. The axes, related to academic production, were: Social policy, Vulnerable groups, Training and professional performance and Concepts base. The distribution of keywords by the axes was: Basic concepts, with a percentage of only 3% of the keywords found with the total of 4 words identified; Training and professional performance had 18% in a total of 21 keywords; Vulnerable groups with 26%, in a total of 31 keywords; and finally, Social policy was the axis that stood out the most with 53% of all TCCs, in a total of 64 keywords found. Also identified in this work were completion of course 21 advisors for 122 TCCs of the Social Service Course at UFRB in the period from 2012.1 to 2014.2, with 14 of them belonging to the Social Service, among which only 1 graduated in another professional area. Of the other courses, there are 7 advisors, not one of whom has a degree in Service Social. Attention was drawn to the number of papers on the Course itself at UFRB and the contributions of the TCCs on and for the territory of the Recôncavo da Bahia.
metadata.dc.subject.en: Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB)
student production
Territory of the Reconcavo of Bahia
Social service
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Issue Date: 4-Apr-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-01-23T16:24:54Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3023
Appears in Collections:CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProduçãoAcadêmicaServiço_TCC_2018.pdf1,54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.