Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3000
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cerqueira, Ricardo Alves | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T20:17:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-15T20:17:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-15 | - |
dc.identifier.citation | CERQUEIRA, Ricardo Alves. “Eles/as vão sem eira nem beira”: efeitos e motivações do êxodo rural da juventude do campo do povoado de Alto Alegre - Santanópolis/BA, Amargosa-BA. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3000 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Êxodo rural | pt_BR |
dc.subject | Juventude do campo | pt_BR |
dc.title | “Eles/as vão sem eira nem beira”: efeitos e motivações do êxodo rural da juventude do campo do povoado de Alto Alegre - Santanópolis/BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo analisar as implicações do êxodo rural jovem no desenvolvimento territorial do campo em Santanópolis - Ba. Inicialmente, buscou-se compreender a educação do campo e as implicações do êxodo rural da juventude, com vista a pensar o papel dessa educação diante do movimento tão perverso do esvaziamento da população nas comunidades rurais. A metodologia segue a abordagem de pesquisa qualitativa, com a utilização de instrumentos, como: revisão de literatura, observação sistemática e participante, além de entrevistas semiestruturadas, trazendo à tona a história de vida de jovens atores sociais. Nessa perspectiva, observou-se os efeitos e motivações do êxodo rural da juventude do campo do povoado de Alto AlegreSantanópolis - BA, a partir de seis jovens, com idade entre 18 e 29 anos que, atualmente, residem nas capitais dos Estados: Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Como resultados, suscitou-se reflexões sobre a escola enquanto instituição que pode dialogar, propor e acompanhar as necessidades da comunidade em que está inserida, buscando promover e entender as especificidades dos filhos dos camponeses e camponesas, através do acesso à educação contextualizada, isto é, capaz de transcender os muros das escolas. Para além disso, notou-se a necessidade de se criar estratégias para diminuir esse fenômeno do êxodo rural, sobretudo, a partir de um elo entre o poder público e as comunidades, as organizações sociais e as famílias, priorizando a ação da Educação do Campo. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Carlos Adriano da Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Reis, Maíra Lopes dos | - |
dc.contributor.referee2 | Rios, Kássia Aguiar Norberto | - |
dc.contributor.referee3 | Melo, Pedro Cerqueira | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eira_Nem_Beira_TCC_2022.pdf | 840,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.