Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ariane Araujo-
dc.date.accessioned2023-12-15T19:00:05Z-
dc.date.available2023-12-15T19:00:05Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ariane Araujo. Processos de construção da identidade camponesa: reflexões a partir do projeto de assentamento Rose em Santaluz – Bahia, Amargosa-BA. 2022. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2993-
dc.description.abstractThis monographic work aims to reflect on processes of construction of peasant identity from the Rose Settlement Project in the city of Santaluz, Sisal territory, Bahia. This monograph is based on the author's personal concerns, as a daughter of the Rose Settlement, and as a purpose to deepen the knowledge about their place of belonging and the knowledge of the processes of organization of the Settlement.The study that gave rise to this monograph is of a qualitative nature. Documentary research was carried out at the Rose Settlement Association, semistructured interviews and a conversation with 10 settlers who participated in the camp, and the beginning of the settlement with young leaders of today.This monograph has as theoretical references Erikson (1976) in the construction of the concept of Identity, Bogo (2010) and Castells (2018) in the discussion about the Collective Identity,Tardin (2012), Dherwerson and Mauro (2015) in the approach of peasant identity, Caldart (2012), when building the discussion on the formation of the Landless Identity, and to talk about the importance of the school in the process of identity formation, I base myself in Carvalho (2012), Pistrak (2011) and Arroyo (2007).As a result, it is possible to understand that the processes of self-organization and resistance in the P.A. Rose form and reaffirm the peasant identity. During the process of occupation and organization of the P.A., it focused on the training of people in general.With regard to young people who studied at the settlement's school, 10 de Julho School, in particular, the research reveals that they participated in social projects for training young leaders and continued their studies in spaces that seek to follow the principles of Rural Education, which held positions on the board of the association, these are indeed able to identify themselves as landless, indicating the important consideration that an identity to be built and maintained needs to be nurtured.This is necessary so that there is no process of dilution of this identity by the action of various institutions of society linked to the conservation of social relations or denial of this same identity, in which the peasant or landless identity is no longer present. The research carried out allows us to highlight that the school has a fundamental role for this construction and affirmation of identity since it is potentiated for the affirmation and appreciation of the peasants and for acting in the construction of belonging and critical reading of reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade camponesapt_BR
dc.titleProcessos de construção da identidade camponesa: reflexões a partir do projeto de assentamento Rose em Santaluz – Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico tem como objetivo refletir sobre processos de construção de identidade camponesa a partir do Projeto de Assentamento Rose na cidade de Santaluz, Território do Sisal, Bahia. A presente monografia parte de inquietações pessoais da autora, como filha do Assentamento Rose e busca aprofundar os conhecimentos sobre seu lugar de pertencimento e os conhecimentos dos processos de organização do Assentamento. O estudo que deu origem a presente monografia é de cunho qualitativo. Foram realizadas pesquisas documentais na Associação do Assentamento Rose, entrevistas semiestruturadas e roda de conversa com 10 assentados que participaram do acampamento, e do início do assentamento com jovens lideranças da atualidade. Esta monografia tem como referenciais teóricos Erikson (1976) na construção do conceito de Identidade, Bogo (2010) e Castells (2018) na discussão sobre a Identidade coletiva, Tardin (2012), Dherwerson e Mauro (2015) na abordagem da identidade camponesa, Caldart (2012), ao construir a discussão sobre a formação da Identidade Sem Terra, e para falar sobre a importância da escola no processo de formação de Identidade, me baseio em Carvalho (2012), Pistrak (2011) e Arroyo (2007). Como resultado é possível compreender que os processos de auto organização e de resistência do no PA Rose formam e reafirmam a identidade camponesa. No decorrer do processo de ocupação e organização do Rose o mesmo incidiu na formação das pessoas de modo geral. Em especial sobre os jovens que estudaram na escola do assentamento, a Escola 10 de Julho, a pesquisa revela que eles participaram de projetos sociais de formação de liderança jovem e continuaram seus estudos em espaços que buscam seguir os princípios da Educação do Campo, os que ocuparam cargos na diretoria da associação, esses sim conseguem se identificar enquanto Sem Terra, nos indicando a importante consideração de que uma identidade para ser construída e mantida, precisa ser alimentada. Isso se faz necessário para que não haja um processo de diluição desta identidade por ação de diversas instituições da sociedade coladas a conservação das relações sociais ou de negação desta mesma identidade, em que não mais esteja presente a identidade de camponês ou de Sem Terra. A pesquisa realizada nos permite destacar que a escola tem um papel fundamental para essa construção e afirmação de identidade desde que potencializada para a afirmação e valorização dos povos do campo e para atuação na construção do pertencimento e leitura crítica da realidade.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Janaine Zdebski da-
dc.contributor.referee1Silva, Luana Patrícia Costa-
dc.contributor.referee2Oliveira, Lanna Cecília Lima de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enPeasant identitypt_BR
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