Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2975
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Title: | Avaliação da eficiência da mufla na extração de ligantes de misturas asfálticas densas |
metadata.dc.creator: | Leal, Kindelly dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Almeida, Mario Sergio de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Jesus, Sérgio Santos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Mario Sergio de Souza |
metadata.dc.description.resumo: | Falhas de dosagens não identificadas de misturas asfálticas podem acelerar a ocorrência de graves patologias, impactando diretamente na trafegabilidade e vida útil dos pavimentos. Nesse contexto, a presente pesquisa objetivou avaliar a eficiência do método de ignição na extração de ligante asfáltico com uso da Mufla em amostras de concreto asfáltico produzidas com ligante polimerizado (CAP 55/75-E). Foram utilizadas 15 amostras, as quais foram testadas paralelamente pelo método do refluxo (Soxhlet), servindo como controle. Avaliou-se ainda, a granulometria das misturas após extração bem como o tempo necessário para extração. Os ensaios realizados a partir do método de ignição apresentaram teores de ligante inferiores ao do Soxhlet. Além disso, os resultados possuem coeficientes de variação inferiores aos obtidos através dos ensaios de controle. Quanto ao tempo de extração, o forno de ignição também se apresentou como uma alternativa favorável, já que o tempo gasto para extração foi inferior ao do Soxhlet. |
Keywords: | Misturas asfálticas - Falhas de dosagens Ligante asfáltico - Mufla - Uso |
Abstract: | Unidentified failures of dosages of asphalt mixtures can accelerate the occurrence of serious pathologies, directly impacting traffic and service life of pave roads. In this context, this research aimed to evaluate the efficiency of the ignition method in the extraction of asphalt binder with the use of Muffle in samples of asphaltic concrete produced with polymerized binder (CAP 55/75-E). Fifteen samples were used, which were tested in parallel by the reflux method (Soxhlet), serving as control. The granulometry of the mixtures after extraction was also evaluated, as well as the time required for extraction. The tests performed using the ignition method showed lower binder levels than the Soxhlet. In addition, the results have variation coefficients lower than those obtained through the control tests. Regarding extraction time, the ignition oven also presented itself as a favorable alternative, since the time spent for extraction was lower than that of the Soxhlet. |
metadata.dc.subject.en: | Asphalt mixtures - Dosage failures Asphalt binder - Muffle - Use |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Issue Date: | 17-Dec-2020 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-12-12T18:40:46Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2975 |
Appears in Collections: | CETEC - Bacharelado em Engenharia Civil - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Avaliacao_Eficiencia_Mufla_Tcc_2020 .pdf | 729,53 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.