Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2933
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Título : | O que pensam famílias e equipe técnica de duas Escolas Municipais de Governador Mangabeira sobre os efeitos da condicionalidade frequência do Programa Bolsa Família |
metadata.dc.creator: | Almeida, Maria Lucia Sena de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Dantas, Lys Maria Vinhaes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rozendo, Francisco Henrique da Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Fabiana de Jesus Santos |
Citación : | ALMEIDA, Maria Lucia Sena de. O que pensam famílias e equipe técnica de duas Escolas Municipais de Governador Mangabeira sobre os efeitos da condicionalidade frequência do Programa Bolsa Família. 70 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2016. |
metadata.dc.description.resumo: | O Programa Federal Bolsa Família constitui-se como um programa de redistribuição de renda condicionado. Suas condicionalidades abrangem as áreas da educação, saúde e assistência social. Na educação, para obter o benefício faz-se necessário à matrícula e a frequência de crianças e adolescentes das famílias beneficiárias, propondo assim, à garantia do acesso e permanência na escola, sobretudo, em escolas públicas. Neste sentido, a exigência altera o cotidiano escolar, principalmente nas relações de convivência entre família e escola, estreitando os laços entre estes. Desta forma, o presente trabalho visa investigar a opinião das famílias, professores e da equipe técnica municipal do programa sobre a condicionalidade frequência mínima, em uma escola da zona urbana e outra da zona rural, no município de Governador Mangabeira, Bahia. A análise parte de três dimensões: a primeira dimensão diz respeito à percepção do corpo docente e da família do aluno beneficiário em respeito ao ensino- aprendizado; a segunda dimensão trata da aproximação da família à escola, o vínculo estabelecido entre as partes envolvidas no processo escolar; e a última dimensão se refere à permanência ou não dos discentes incluídos no Programa nas atividades escolares, focalizando a diferença entre uma escola situada na zona urbana e outra na zona rural. O método adotado na pesquisa compreendeu, inicialmente, uma revisão de literatura, que resultou em um quadro de análise composto das três mencionadas dimensões. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e utilizou, para a coleta de dados, a realização de entrevistas semiestruturadas, com roteiros com aproximadamente três questões para cada grupo pesquisado. Os resultados obtidos foram: a) para as mães da sede quanto da zona rural, a condicionalidade tem uma importância fundamental na permanência e no acesso, mas não conseguem perceber o desempenho no processo do ensino-aprendizado; b) para os professores das regiões citadas, a condicionalidade garante o acesso e a permanência, mas não interfere no processo ensino aprendizado e na aproximação dos pais com a escola. Os professores da zona rural apontam que a condicionalidade garante o aluno matriculado na escola, uma vez que no contra turno, o aluno trabalha na lavoura familiar; c) à equipe técnica municipal sinalizou que não há um efetivo diálogo entre o setor educacional e o BF no município. Em suma, a pesquisa demonstra que, as mudanças têm ocorrido no cotidiano escolar de forma gradativa, mas é necessário pensar ações que articulem as políticas sociais no município, com envolvimento maior entre a política educacional como programa socioassistencial. |
Palabras clave : | Programa Bolsa família Condicionalidade Frequência Educação básica |
Resumen : | The Bolsa Família Federal Program is an income redistribution program conditioned. Its conditionalities cover the areas of education, health and assistance Social. In education, to obtain the benefit it is necessary to enroll and attend children and adolescents from beneficiary families, thus proposing to guarantee access and permanence in school, especially in public schools. In this sense, the requirement changes the school routine, especially in the relationships between family and school, strengthening the ties between them. In this way, the present work aims to investigate the opinion of families, teachers and the program's municipal technical team on conditionality minimum attendance, in a school in the urban area and another in the rural area, in the municipality of Governor Mangabeira, Bahia.The analysis starts from three dimensions: the first dimension says regarding the perception of the teaching staff and the beneficiary student's family regarding the teaching-learning; the second dimension deals with the approach of the family to the school, the bond established between the parties involved in the school process; and the last dimension refers to the permanence or not of the students included in the Program in school activities, focusing on the difference between a school located in the urban area and another in the rural area. O method adopted in the research comprised, initially, a literature review, which resulted in an analysis frame composed of the three mentioned dimensions. The research had a qualitative approach and used, for data collection, semi-structured interviews, with scripts with approximately three questions for each researched group. The results obtained were: a) for mothers in both the headquarters and the rural area, conditionality has a fundamental importance in permanence and access, but they fail to perceive performance in the teaching-learning process; b) for teachers in the aforementioned regions, conditionality guarantees access and permanence, but does not interfere in the teaching-learning process and in bringing parents closer to the school. Teachers in rural areas point out that the conditionality guarantees the student enrolled in the school, since in the counter shift, the student works in the family farm; c) to the municipal technical team signaled that there is no effective dialogue between the educational sector and the BF in the municipality. In short, the search demonstrates that changes have occurred in the school routine gradually, but it is necessary to think about actions that articulate social policies in the municipality, involving largest among educational policy as a social assistance program. |
metadata.dc.subject.en: | Bolsa Família Program Frequency Conditionality Basic education |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras |
Fecha de publicación : | 26-feb-2016 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-11-28T19:24:05Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2933 |
Aparece en las colecciones: | CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pensam_Familias_Equipe_TCC_2016.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.