Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: “Onde o filho chora e a mãe não vê”: dilemas na permanência de jovens mães negras universitárias
metadata.dc.creator: Santos, Lorena de França dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Rosenária Ferraz de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Simone Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Dyane Brito Reis
Référence bibliographique: SANTOS, Lorena de França dos. “Onde o filho chora e a mãe não vê”: dilemas na permanência de jovens mães negras universitárias. 68 f. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva discutir as relações entre gênero, raça, maternagem, trabalho,vida estudantil e permanência, bem como analisar estratégias e desafios encontrados por jovens mães negras, do curso de Serviço Social da UFRB, à permanência na universidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, onde se utilizou como metodologia a revisão de literatura, a pesquisa de campo através de entrevistas semiestruturas e, posteriormente, a análise de conteúdo. A pesquisa está estruturada em três capítulos, a princípio apresenta-se um posicionamento teórico que percorre as relações históricas entre gênero e patriarcado associando aos desafios e perspectivas de ser jovem, mãe, negra, trabalhadora e universitária. Posteriormente, apresenta-se a história do Recôncavo da Bahia, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e a permanência no Centro de Artes Humanidades e Letras. Por fim, analisam-se as narrativas das jovens mães negras do curso de Serviço Social da UFRB.
Mots-clés: Jovem
Mãe
Negra
Permanência
Universidade
Résumé: This work aims to discuss the relationships between gender, race, maternity, work, student life and permanence, as well as to analyze strategies and challenges encountered by young black mothers, from the Social Work course of UFRB, to stay in university. For this, a qualitative exploratory research was carried out, where the literature review, field research through semi-structure interviews and, later, content analysis were used as methodology. The research is structured in three chapters. At first, it presents a theoretical position that traverses the historical relations between gender and patriarchy, associating with the challenges and perspectives of being young, mother, black, working and university. Later, the history of the Reconcavo of Bahia, the Federal University of the Reconcavo of Bahia and the permanence in the Center of Arts Humanities and Letters is presented. Finally, the narratives of the young black mothers of the UFRB Social Service course are analyzed.
metadata.dc.subject.en: Young people
Mothers
Black
Permanence
University
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Date de publication: 30-aoû-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-11-28T18:41:07Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2923
Collection(s) :CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

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