Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2922
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Title: “Nunca desmereça um menor cheio de sonhos”: a arte educação nas medidas socioeducativas
metadata.dc.creator: Pereira, Mariana Brandão Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Antônio Eduardo Alves de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Soares, Rosana
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marcela Mary Jose da
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Tainara de Jesus
Citation: PEREIRA, Mariana Brandão Gonçalves. “Nunca desmereça um menor cheio de Sonhos”: a arte educação nas medidas socioeducativas. 57 f. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem o intuito de compreender como a arte-educação dentro das suas características humanizadoras pode ser utilizada como mecanismo eficaz no processo de reintegração social de jovens em conflitos com a lei, estes que estão inseridos nas medidas socioeducativa aplicadas em regime de liberdade assistida, semiliberdade e internação, direitos estes previstos pela Lei n° 8.069, do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (BRASIL, 2009) e pela Lei nº 12.594, do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo –SINASE (BRASIL, 2012). Esta pesquisa é definida como exploratória, compreendendo que, esta tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a tornálo mais explícito ou a construir hipóteses, assim, foi utilizado de uma revisão bibliográfica para analisar o objeto. A pesquisa analisa a juventude como uma categoria social, procurando entender os fatores que induzem a mesma à cometer atos infracionais, especificando sobre a violência relacionada à esses jovens. Além de analisar historicamente como a arte foi utilizada pela juventude durante a construção social do país. O segundo capítulo visa conceituar as medidas socioeducativas e analisar como elas são aplicadas e para finalizar, o terceiro capítulo trata sobre a socioeducação fazendo uma ponte com a arte-educação, mostrando assim como a arte pode ser utilizada como instrumento para reintegração social dos jovens que cometem atos infracionais.
Keywords: Arte-educação
Medida socioeducativa
Juventude
Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA
Abstract: This study intends to understand how art-education within its humanizing characteristics can be used as an effective mechanism to assist in the process of social reintegration of young people in conflicts with the law, which are inserted in the socio-educational measures applied under (Brazil, 2009) and Law No. 12,594, of the National System of Socio-educational Assistance - SINASE (BRASIL, 2012). This research is defined as exploratory, understanding that this type of research aims to provide greater familiarity with the problem, in order to make it more explicit or to construct hypotheses, thus, it was used a bibliographic review to analyze the object. The research analyzes youth as a social category, seeking to understand the factors that induce the youth who commit acts of violence, specifying the violence related to these young people. In addition to analyzing historically how art was used by the youth during the social construction of the country. The second chapter aims at conceptualizing socio-educational measures and analyzing how they are applied and, finally, the third chapter deals with socio-education by bridging the art-education, thus showing how art can be used as a tool for social reintegration of young people who commit infractions.
metadata.dc.subject.en: Art-education
Socio-educational Measure
Youth
Child and Adolescent Statute - ECA
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Issue Date: 7-May-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-11-28T18:40:06Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2922
Appears in Collections:CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nunca_Desmereca_Menor_TCC_2018.pdf663,05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.