Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2909
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bibiano, Catia Cilene Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-22T12:36:24Z | - |
dc.date.available | 2023-11-22T12:36:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
dc.identifier.citation | BIBIANO, Catia Cilene Conceição. Mercantilização e expansão do ensino superior: uma análise do curso de serviço social na modalidade de ensino á distância em Cruz Das Almas/Ba. 88 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2909 | - |
dc.description.abstract | This study aims to understand the process of commercialization and expansion of higher education, analyzing the Social Work course in the distance learning modality, performing a literature review and a case study with students of the Social Work course at the North University Center. Paraná (UNOPAR) in the municipality of Cruz das Almas / BA. To achieve the research objectives was used as a collection instrument, data consisting of an interview with closed and open questions. For the structure of the work was made a historical course in Brazilian higher education and the implementation of public policies that facilitated the expansion and commercialization of education, during the petista governments and Fernando Henrique Cardoso. Also, the second chapter addressed the historical context of Social Work, the implementation of the distance Social Work course and CFESS's positioning in relation to this distance education course. In the third chapter is exposed the historical context of Cruz das Almas / BA, city chosen for the research. In this last chapter, some scores are made about the EaD Social Work course, as well os interviews with UNOPAR students. The main results and findings refer to the growth of the distance education modality in Social Work in the state, the precarious formation obtained from the students 'perspective, the students' profile, finally, the difficulty of insertion in the internship field. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cruz das Almas (BA) | pt_BR |
dc.subject | Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Mercantilização | pt_BR |
dc.subject | Expansão | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.title | Mercantilização e expansão do ensino superior: uma análise do curso de serviço social na modalidade de ensino á distância em Cruz Das Almas/Ba | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo objetivo compreender o processo de mercantilização e expansão do ensino superior, analisando o curso de Serviço social na modalidade de ensino a distância, realizando uma revisão bibliográfica e um estudo de caso com estudantes do curso de Serviço Social do polo da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) no município de Cruz das Almas/BA. Para conseguir alcançar os objetivos da pesquisa foi utilizado como instrumento de coleta, dados constituídos por uma entrevista com perguntas fechadas e abertas. Para a estrutura do trabalho foi realizado um percurso histórico no ensino superior brasileiro e a implantação de politicas publicas que facilitaram a expansão e mercantilização do ensino, durante os governos petistas e de Fernando Henrique Cardoso. Ainda, foi abordado no segundo capitulo o contexto histórico do Serviço Social, a implementação do curso de Serviço Social a distância e o posicionamento do CFESS em relação a esse curso EaD. No terceiro capitulo se expõe o contexto histórico de Cruz das Almas/BA, cidade escolhida para a realização da pesquisa. Neste último capítulo, são feitas algumas pontuações sobre o curso de Serviço Social EaD, além de realizada as entrevistas com os discentes da UNOPAR. Os principais resultados e descobertas referem-se ao crescimento da modalidade de ensino EAD em Serviço Social no estado, a precária formação obtida segundo a ótica dos alunos, o perfil dos discentes, por fim, a dificuldade de inserção no campo de estágio. | pt_BR |
dc.degree.level | Bacharelado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Andréa Alice Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1 | Ávila, Heleni Duarte Dantas de | - |
dc.contributor.referee2 | Godinho, Luís Flávio Reis | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.en | University education | pt_BR |
dc.subject.en | Expansion | pt_BR |
dc.subject.en | University of North Paraná (UNOPAR) | pt_BR |
dc.subject.en | Commodification | pt_BR |
dc.subject.en | Social service | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mercantilizacao_Expansao_Ensino_TCC_2019.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.