Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2889
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Title: | Da labuta ao conhecimento: os sentidos de ser estudante trabalhador no CAHL |
metadata.dc.creator: | Silva, Iasmim Raquel Barbosa da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Duraes, Bruno José Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Rosenária Ferraz de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Soares, Rosana |
Citation: | SILVA, Iasmim Raquel Barbosa da. Da labuta ao conhecimento: os sentidos de ser estudante trabalhador no CAHL. p 79. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente monografia apresentada como Trabalho de Conclusão de curso em Serviço Social, tem por finalidade compor os sentidos de ser estudante trabalhador e apresentar os desafios na permanência e conclusão do curso superior na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em especial no Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL). A passagem deste perfil de estudante é caracterizada por alguns enfrentamentos da questão social, que implicam diretamente no aproveitamento do espaço universitário e na qualidade da formação acadêmica, compreender a dinâmica deste perfil de estudante, significa não apenas oferecer possibilidades de acesso a universidade, mas significa proporcionar condições de permanência estudantil. A pesquisa comprovou que o ensino superior avançou muito no que diz respeito ao acesso a universidade, mas ainda precisa oferecer condições efetivas de permanência. Esta pesquisa buscou mostrar a realidade do estudante trabalhador, através de entrevistas semiestruturadas realizada com seis estudantes trabalhadores e com dois professores do CAHL, bem como, revisão bibliográfica e levantamento de dados secundários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico (IBGE) e administração da Universidade. |
Keywords: | Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) Estudante trabalhador Ensino superior Trabalho Permanência |
Abstract: | The present monograph presented as a Course Completion Work in Social Work, aims to compose the senses of being a hardworking student and present the challenges in the permanence and conclusion of higher education at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB), especially in the Center of Arts Humanities and Language (CAHL). The passage of this student profile is characterized by some confrontations of the social issue, which directly imply the use of university space and the quality of academic training, understanding the dynamics of this student profile, means not only offering possibilities of access to university, but also means provide conditions for student stay. The research proved that higher education has advanced a lot with regard to access to university, but it still needs to offer effective conditions of permanence. This research sought to show the reality of the working student, through semi-structured interviews carried out with six working students and two professors from CAHL, as well as bibliographic review and survey of secondary data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and administration of the University. |
metadata.dc.subject.en: | Center of Arts Humanities and Language (CAHL) StudentWorker HigherEducation Work Permanence |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras |
Issue Date: | 18-Dec-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-11-21T17:39:47Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2889 |
Appears in Collections: | CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Labuta_Conhecimento_Sentidos_TCC_2019.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.