Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2825
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Identificando modelos pedagógicos e derivações epistemológicas no estágio supervisionado
metadata.dc.creator: Melo, Jamile Pimentel de
metadata.dc.contributor.advisor1: Avila, Gabriel da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Nova, Carla Carolina Costa da
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Pedro Nascimento
metadata.dc.description.resumo: Considerando a importância de conhecer a maneira como se processa a relação ensino-aprendizado para a formação docente, este trabalha objetivou identificar qual modelo pedagógico e a derivação epistemológica estão sendo utilizados nas aulas de Biologia em duas turmas do Ensino Médio em um colégio da rede estadual de ensino de Cachoeira, Bahia, durante o processo de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Para tal, foi realizado um estudo descritivo, qualitativo e, para aprofundar no tema, uma pesquisa bibliográfica e outra documental com análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) do colégio. Foi utilizada como instrumento para coleta de dados em sala de aula a observação não participante, com anotação em diário de campo. Posteriormente os dados foram submetidos à análise de conteúdo temático de Bardin e ao referencial teórico, que direcionou a identificação dos modelos pedagógicos e derivações epistemológicas. As observações e a análise documental do PPP mostraram dicotomia entre esta perspectiva sócio-interacionista do colégio e a predominância da pedagogia diretiva e epistemologia empirista, que efetivamente tem se utilizado nas aulas de Biologia deste colégio. Sendo assim, foi possível entender as relações desenvolvidas em sala de aula, oportunizando o desenvolvimento do processo reflexivo, de maneira a fortalecer a identidade docente. Sugere-se que o processo de observação durante os estágios na formação de professores seja permeado por identificações dos modelos pedagógicos para contribuição na formação crítica e consciente do professor de Biologia.
Palabras clave : Estágio
Epistemologia
Pedagogia
Modelos
Cachoeira (BA)
Resumen : Considering the importance of knowing how to handle the teaching relationship - learning for teacher training, this work aimed to identify which teaching model and the epistemological derivation is being used in biology lessons in two high school classes in a College of State network of Education, in Cachoeira, Bahia, during the process of the supervised stage Degree in the Federal University of Bahia Reconcavo Biological Sciences. To this end, we conducted a descriptive, qualitative study and to deepen the topic, bibliographic research and a documentary, with analysis of the Pedagogic Political Project (PPP) of the College. It was used as instruments for data collection in the classroom, the non-participant observation with annotation in a field diary. Later, the data were submitted to thematic content analysis of Bardin and the theoretical framework that guided the identification of pedagogical models and epistemological derivations. The observations and documentary analysis of the PPP showed dichotomy between this socio-interactionist perspective of the College and the predominance of directive pedagogy and empiricist epistemology, which effectively have been used in biology classes this school. Thus, it was possible to understand the relationships developed in the classroom, providing opportunities for the development of reflective process that strengthen the teaching identity. It is suggested that the process of observation during the stages in teacher education is permeated by identifications of pedagogical models for contribution in the critical training and conscious of the professor of biology.
metadata.dc.subject.en: Internship
Epistemology
Pedagogy
Models
Cachoeira (BA)
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 3-ago-2016
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-10-18T17:52:01Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2825
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Identificando_Modelos_Pedagogicos_TCC_2016 (1).pdf788,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.