Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CECULT - Especialização em Políticas e Gestão Cultural - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2822
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Especialização
Title: O perfil do gestor público de cultura: estudo de caso do município de Feira de Santana
metadata.dc.creator: Oliveira, Antonio Campos
metadata.dc.contributor.advisor1: Vieira, Mariella Pitombo
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Laura
metadata.dc.contributor.referee2: Lacerda, Alice Pires de
Citation: OLIVEIRA, Antonio Campos. O perfil do gestor público de cultura: estudo de caso do município de Feira de Santana. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Política e Gestão Cultural) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo objetivou caracterizar o perfil de um Gestor Público de Cultura que atendesse as necessidades de um município de médio a grande porte, a exemplo de Feira de Santana, no estado da Bahia, nos últimos 20 anos de governo do Partido dos Democratas. Com esse objetivo alcançado espera-se o estabelecimento de critérios mais claros para seleção e nomeação desse gestor no município. Alguns dos passos galgados para chegar ao perfil foram: identificar através de entrevista estruturada, qual o perfil dos gestores públicos municipais de cultura, bem como, caracterizar o perfil desses gestores; Analisar os critérios de indicação para o cargo de gestor público da cultura no município de Feira de Santana. Para tanto, foi utilizado como método para coleta dos dados a entrevista estruturada, entrevistando 2 (dois) Secretários de Cultura Esporte e Lazer no governo dos Democratas, na gestão de José Ronaldo de Carvalho nos anos de 2001 a 2008 e 2013 a 2018 e Tarcizo Suzart Pimenta Júnior, nos anos de 2009 a 2012, os quais foram os únicos gestores culturais no governo do Democratas nos últimos 20 anos. A partir da análise de dados coletados, foi possível perceber a importância de identificar o perfil do gestor da cultura do município de Feira de Santana, que teve como critério preponderante e determinante para a nomeação desses gestores a indicação politica como cargo de confiança mesmo não tendo esses gestores conhecimento e qualificação adequada, se impõem como maior desafio da gestão pública da cultura no municipio. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e dos critérios de escolha dos gestores públicos municipais de cultura apresentados foi possível confirmar que tais critérios não são suficientes para o desempenho da função de gestor público de cultura.
Keywords: Política cultural
Cultura - Gestão
Feira de Santana (BA)
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Políticas e Gestão Cultural
Issue Date: 2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2822
Appears in Collections:CECULT - Especialização em Políticas e Gestão Cultural - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Perfil_Gestor_Publico_TCC_2019.pdf220,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.