Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2810
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Especialização |
Título: | Produção científica brasileira sobre pessoas com deficiência visual em contextos de trabalho |
Autor(es): | Santana, Geiverson da Silva |
Orientador(a): | Costa, Fabíola Marinho |
Coorientador(a): | Oliveira, Roberval Passos de |
Referência: | SANTANA, Geiverson da Silva. Produção científica brasileira sobre pessoas com deficiência visual em contextos de trabalho. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021. |
Resumo: | Estudos têm sido desenvolvidos em contextos de trabalho, enfatizando a importância de privilegiar a diversidade e desenvolver práticas de inclusão, com vistas à igualdade de direitos e acolhimento de múltiplas etnias, gêneros e pessoas com deficiências. O presente estudo tem como objetivo analisar a produção científica brasileira acerca da diversidade e inclusão de pessoas com deficiência visual em contextos de trabalho e consiste em uma revisão sistemática de artigos científicos, publicados até o ano de 2020, em duas bases eletrônicas de dados. Após busca sistemática, três artigos foram identificados, descritos e analisados por meio das categorias: potencialidades e dificuldades do processo de inclusão. A produção científica identificada, talvez por estar em seu estágio inicial, reafirma a importância da educação, das políticas públicas, das legislações e da inserção ou reintegração em ambientes de trabalho, que podem ser consideradas etapas, ainda que fundamentais, anteriores ao processo de inclusão. 3 Ademais, são enfatizadas as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual no trabalho, não dedicando maior atenção às potencialidades desse processo de inserção para as pessoas, assim como para as organizações e a sociedade. Destaca-se a importância de propostas educacionais voltadas para a promoção da inclusão, que envolvam, para além dos espaços formalmente reconhecidos como educacionais, os contextos de trabalho. Entende-se que estudos como este podem fomentar a ampliação da produção de conhecimento, assim como as discussões para criação de políticas e práticas de inclusão culturalmente sensíveis às pessoas com deficiência visual no mundo do trabalho. |
Palavras-chave: | Diversidade Política de inclusão social Pessoa com deficiência Ambiente de trabalho |
Resumo em inglês: | Studies have been developed in work contexts, emphasizing the importance of privileging diversity and developing inclusion practices, with a view to equal rights and welcoming multiple ethnicities, genders and people with disabilities. This study aims to analyze the Brazilian scientific production about diversity and inclusion of people with visual disability in work contexts and consists of a systematic review of scientific articles, published until 2020, in two electronic databases. After a systematic search, three articles were identified, described and analyzed through the categories: potentialities and difficulties of inclusion process. The identified scientific production, perhaps because it is in its initial stage, reaffirms the importance of education, public policies, legislation and insertion or reintegration into work environments, that can be considered stages, even if fundamental, prior to the inclusion process. In addition, the difficulties faced by people with visual disability at work are emphasized, not highlighting the potentialities of this insertion process for people, as well as for organizations and society. It highlights the importance of educational proposals aimed at promoting inclusion that involve work contexts, else well as spaces formally recognized as educational. It is understood that studies like this can improve the expansion of knowledge production, as well as discussions to create culturally sensitive inclusion policies and practices for people with visual disability at work world. |
Palavras-chave em inglês: | Diversity Social inclusion policy People with disability Work environment |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde |
Data do documento: | 13-Mai-2021 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
Informação(ões) adicional(is): | Trabalho de Conclusão de Curso, em formato de artigo, elaborado de acordo com as normas da revista “Revista Brasileira de Educação Especial”. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-10-16T19:55:53Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2810 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Producao_Cientifica_Brasileira_TCC_2021.pdf | 712,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.