Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Geiverson da Silva-
dc.date.accessioned2023-10-16T19:55:53Z-
dc.date.available2023-10-16T19:55:53Z-
dc.date.issued2021-05-13-
dc.identifier.citationSANTANA, Geiverson da Silva. Produção científica brasileira sobre pessoas com deficiência visual em contextos de trabalho. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2810-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, em formato de artigo, elaborado de acordo com as normas da revista “Revista Brasileira de Educação Especial”.pt_BR
dc.description.abstractStudies have been developed in work contexts, emphasizing the importance of privileging diversity and developing inclusion practices, with a view to equal rights and welcoming multiple ethnicities, genders and people with disabilities. This study aims to analyze the Brazilian scientific production about diversity and inclusion of people with visual disability in work contexts and consists of a systematic review of scientific articles, published until 2020, in two electronic databases. After a systematic search, three articles were identified, described and analyzed through the categories: potentialities and difficulties of inclusion process. The identified scientific production, perhaps because it is in its initial stage, reaffirms the importance of education, public policies, legislation and insertion or reintegration into work environments, that can be considered stages, even if fundamental, prior to the inclusion process. In addition, the difficulties faced by people with visual disability at work are emphasized, not highlighting the potentialities of this insertion process for people, as well as for organizations and society. It highlights the importance of educational proposals aimed at promoting inclusion that involve work contexts, else well as spaces formally recognized as educational. It is understood that studies like this can improve the expansion of knowledge production, as well as discussions to create culturally sensitive inclusion policies and practices for people with visual disability at work world.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectPolítica de inclusão socialpt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.titleProdução científica brasileira sobre pessoas com deficiência visual em contextos de trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEstudos têm sido desenvolvidos em contextos de trabalho, enfatizando a importância de privilegiar a diversidade e desenvolver práticas de inclusão, com vistas à igualdade de direitos e acolhimento de múltiplas etnias, gêneros e pessoas com deficiências. O presente estudo tem como objetivo analisar a produção científica brasileira acerca da diversidade e inclusão de pessoas com deficiência visual em contextos de trabalho e consiste em uma revisão sistemática de artigos científicos, publicados até o ano de 2020, em duas bases eletrônicas de dados. Após busca sistemática, três artigos foram identificados, descritos e analisados por meio das categorias: potencialidades e dificuldades do processo de inclusão. A produção científica identificada, talvez por estar em seu estágio inicial, reafirma a importância da educação, das políticas públicas, das legislações e da inserção ou reintegração em ambientes de trabalho, que podem ser consideradas etapas, ainda que fundamentais, anteriores ao processo de inclusão. 3 Ademais, são enfatizadas as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual no trabalho, não dedicando maior atenção às potencialidades desse processo de inserção para as pessoas, assim como para as organizações e a sociedade. Destaca-se a importância de propostas educacionais voltadas para a promoção da inclusão, que envolvam, para além dos espaços formalmente reconhecidos como educacionais, os contextos de trabalho. Entende-se que estudos como este podem fomentar a ampliação da produção de conhecimento, assim como as discussões para criação de políticas e práticas de inclusão culturalmente sensíveis às pessoas com deficiência visual no mundo do trabalho.pt_BR
dc.degree.levelEspecializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Fabíola Marinho-
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Roberval Passos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpt_BR
dc.subject.enDiversitypt_BR
dc.subject.enSocial inclusion policypt_BR
dc.subject.enPeople with disabilitypt_BR
dc.subject.enWork environmentpt_BR
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