Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2788
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Lays Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T15:47:52Z | - |
dc.date.available | 2023-10-09T15:47:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lays Silva. Interfaces entre educação interprofissional e habilidades sociais: aproximações possíveis?. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2788 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interprofissionalidade | pt_BR |
dc.subject | Habilidades Sociais | pt_BR |
dc.subject | Competências Colaborativas | pt_BR |
dc.subject | Formação em saúde | pt_BR |
dc.title | Interfaces entre educação interprofissional e habilidades sociais: aproximações possíveis? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esforços relativos à reorientação do processo formativo em saúde vêm sendo notados, dentre estes, encontram-se o Programa de Educação pelo Trabalho PET-Saúde, os programas de residências multiprofissionais e os programas de educação continuada; todos voltados para uma formação interprofissional a partir de práticas colaborativas e de uma horizontalidade no cuidado. Nesse contexto, a Educação Interprofissional (EIP) apresenta dimensões para a articulação e o desenvolvimento de competências colaborativas. No entanto, diante de uma cultura uniprofissional ainda tão presente na formação e atuação em saúde, é possível encontrar resistência para inserção dessa perspectiva de formação e trabalho em equipe, principalmente ao considerar as características interpessoais tidas como fundamentais nas relações de trabalho. Enquanto isso, o campo teórico-prático das habilidades sociais (HS) apresenta estudos e técnicas para o desenvolvimento e/ou aprimoramento interpessoal em diferentes contextos, dentre eles na saúde. O campo das habilidades sociais dispõe de instrumentos de avaliação e de intervenção para o desempenho socialmente habilidoso de sujeitos em diversas situações, por exemplo: na comunicação consideram-se inúmeros elementos para análise do objetivo e do sucesso do processo comunicativo como as linguagens verbais e não verbais, a entonação, dentre outros elementos presentes no contexto social. Assim, diante do arcabouço literário do campo teórico-prático das habilidades sociais e da relevância dos estudos sobre a interprofissionalidade em saúde, apresenta-se a seguinte indagação: há publicações que discorram sobre o campo teórico-prático das habilidades sociais e da interprofissionalidade de forma articulada? No presente estudo traçaram-se os seguintes objetivos: levantar e analisar publicações que versaram sobre as habilidades sociais e a interprofissionalidade no período de 2011 e 2021; estabelecer possíveis aproximações entre o campos teórico da HS e os fenômenos da interprofissionalidade, mais especificamente a respeito das competências colaborativas e habilidades sociais. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura em duas fontes de dados virtuais SciELO - Scientific Electronic Library Online e Banco Virtual de Saúde - BVS, utilizando-se os descritores interprofissionalidade, competência social e práticas colaborativas. A amostra final foi composta por 15 estudos que versavam sobre as temáticas. Após a leitura integral e sistemática dos estudos, não foi encontrada a articulação direta das habilidades sociais e atuação interprofissional em saúde. Porém, ao final foram apresentadas e discutidas acerca de duas categorias de análise: (1) Habilidades Sociais (HS) e Competências Colaborativas, uma aproximação possível?; (2) Possíveis articulações de métodos diversos na formação em saúde. Assim, elementos de aproximação entre as habilidades sociais e competências colaborativas foram identificados, bem como prováveis pontes de estudos futuros foram elencadas como possibilidades para novas pesquisas. | pt_BR |
dc.degree.level | Bacharelado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Adriana Lourenço | - |
dc.contributor.referee1 | Maia, Willian Tito | - |
dc.contributor.referee2 | Conceição, Djenane Brasil da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCS - Centro de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Interfaces_Educacao_Interprofissional_TCC_2022.pdf | 748,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.