Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2700
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: Relação entre resposta de esquiva e crenças de incapacidade e dependência: análise de um caso clínico
metadata.dc.creator: Souza, Luinne Ferreira Fernandes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Tavares, Jeane Saskya Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Inayara Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee2: Kuratani, Sayuri Miranda de Andrade
Référence bibliographique: SOUZA, Luinne Ferreira Fernandes de. Relação entre resposta de esquiva e crenças de incapacidade e dependência: análise de um caso clínico. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.
metadata.dc.description.resumo: As experiências de vida que constituem a história de cada sujeito são perpassadas por diversas singularidades que vão constituindo quem somos e como enxergamos o mundo que nos cerca. Os impactos de acontecimentos da infância e das dinâmicas familiares influenciam na forma que conseguimos no organizar na vida adulta e relacionam-se com a origem das crenças centrais presentes no modelo cognitivo que dita os pensamentos automáticos, gerando sentimentos e respostas comportamentais que podem ser adaptativas ou desadaptativas. Nesse contexto, os transtornos associados à ansiedade, como o transtorno de ansiedade generalizada, estão relacionados a respostas mal adaptativas referentes à algumas crenças acerca da realidade. Destaca-se então que o caso clínico descrito neste artigo se trata de uma mulher negra, que convive com a condição crônica do câncer de mama e apresenta um possível caso de TAG, sendo analisado a relação desses fatores com o desenvolvimento de alguns de seus pensamentos disfuncionais. Este artigo tem como objetivo geral apresentar uma construção, utilizando como base a Terapia Cognitiva Comportamental, da análise de um caso clínico com sintomas de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), com a presença de esquemas de dependência e incapacidade, relacionados a uma criação familiar restritiva, com baixo desenvolvimento de autonomia. Como objetivos específicos, busca-se descrever e analisar as principais técnicas utilizadas para alcançar as metas estabelecidas pela paciente, a fim de alcançar novos passos na melhora da sua qualidade de vida. O processo terapêutico em questão, utilizou como principais estratégias o fortalecimento da aliança terapêutica através da criação de vínculo, compreensão empática do quadro apresentado pela paciente e modificação de suas crenças disfuncionais, utilizando como principal ferramenta a psicoeducação. Os resultados obtidos foram: flexibilização cognitiva, maior repertório para lidar com os sintomas ansiosos e retomada de algumas atividades que a paciente não se sentia mais capaz de realizar, associadas ao uso da habilidade de exercício da autonomia e dependência.
Mots-clés: Terapia Cognitivo Comportamental
Transtornos de ansiedade
Crença de incapacidade
Crença de dependência
Condição crônica
Résumé: The life experiences that make up the history of each subject are permeated by various singularities that constitute who we are and how we see the world around us. The impacts of childhood events and family dynamics influence the way we organize ourselves in adulthood and are related to the origin of core beliefs present in the cognitive model that dictates automatic thoughts, generating feelings and behavioral responses that may be adaptive or maladaptive. In this context, anxiety-related disorders, such as generalized anxiety disorder, are related to maladaptive responses to some beliefs about reality. The clinical case described in this article is a black woman who lives with the chronic condition of breast cancer and presents a possible case of GAD, being analyzed the relationship of these factors with the development of some of her dysfunctional thoughts. The general objective of this article is to present a construction, using Cognitive Behavioral Therapy as a basis, of the analysis of a clinical case with symptoms of Generalized Anxiety Disorder (GAD), with the presence of dependency and incapacity schemas, related to a restrictive family upbringing, with low development of autonomy. As specific objectives, it seeks to describe and analyze the main techniques used to reach the goals set by the patient, in order to achieve new steps in the improvement of her quality of life. The therapeutic process in question used as main strategies the strengthening of the therapeutic alliance through the creation of bonds, empathic understanding of the patient's condition, and the modification of her dysfunctional beliefs, using psychoeducation as the main tool. The results obtained were: cognitive flexibility, increased repertoire to deal with anxious symptoms, and resumption of some activities that the patient no longer felt able to perform, associated with the use of the ability to exercise autonomy and dependence.
metadata.dc.subject.en: Cognitive Behavioral Therapy
Anxiety disorders
Disability belief
Dependency belief
Chronic condition
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Date de publication: 15-déc-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-09-19T21:40:21Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2700
Collection(s) :CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Relacao_Entre_Resposta_TCC_2022.pdf1,08 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.