Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2697
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: Formação de psicólogas para atuar no SUAS: revisão integrativa sobre Educação Permanente
metadata.dc.creator: Batista, Iasmim de Almeida Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Luane Neves
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Inayara Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Quitéria Rodrigues
Référence bibliographique: BATISTA, Iasmim de Almeida Nunes. Formação de psicólogas para atuar no SUAS: revisão integrativa sobre Educação Permanente. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A partir de uma pesquisa do Conselho Federal de Psicologia – CFP (2012), estimou-se três grandes campos de atuação: saúde, educação e assistência social que empregavam 67% das psicólogas participantes, dessa porcentagem aproximadamente 10% das/os profissionais ativas/os estão atuando no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É inegável a importância de discutir a formação dessas profissionais bem como das/os demais trabalhadoras/es, entendendo a Educação Permanente (EP) como eixo que estrutura o trabalho. Na perspectiva de ampliar a discussão, realizamos uma revisão integrativa de literatura sobre o campo da EP no SUAS, a fim de contribuir com a avaliação da formação no âmbito do exercício profissional na assistência social, considerando como parâmetros os princípios e diretrizes preconizados pela PNAS e a PNEP/SUAS. Foi notável a predominância de três categorias de conteúdos abordados nos trabalhos: Psicologia e o trabalho na Política Pública de Assistência Social; Concepções de EP e SUAS; e as Experiências de Educação Permanente: desafios e potencialidades. Os achados permitem analisar, que a fundamentação teórica das experiências formativas condiz com o proposto nesses documentos, porém a prática é permeada por contradições e desafios.
Mots-clés: Educação Permanente
Formação continuada
Assistência social
Formação do psicólogo
Sistema Único de Assistência Social
Résumé: Based on a survey by the Federal Council of Psychology – CFP (2012), three major fields of activity were estimated: health, education and social assistance, which employed 67% of participating psychologists, of which approximately 10% of active professionals are working in the Unified Social Assistance System. It is undeniable the importance of discussing the training of these professionals as well as other workers, understanding Permanent Education as the axis that structures the work. With a view to expanding the discussion, we carried out an integrative literature review on the Permanent Education field at Unified Social Assistance System, in order to contribute to the evaluation of training within the scope of professional practice in social assistance, considering as parameters the principles and guidelines advocated by PNAS and the PNEP/SUAS. The predominance of three categories of content addressed in the works was notable: Psychology and work in Public Social Assistance Policy; EP and SUAS conceptions; and the Continuing Education Experiences: challenges and potentialities.
metadata.dc.subject.en: Education Permanent
Formation continued
Social assistance
Formation of psychologists
Unique Social Assistance System
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Date de publication: 21-déc-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em formato de artigo.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-09-19T20:07:21Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2697
Collection(s) :CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Formacao_Psicologas_Atuar_TCC_2022.pdf355,21 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.