Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2696
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Dificuldades na aprendizagem e sua relação com a dinâmica familiar
Autor(es): Santos, Gabriela Vieira
Orientador(a): Santana, Ana Flavia
Membro(a) da banca: Alfaya, Cristiane Ajnamei dos Santos
Membro(a) da banca: Gaino, Silvana Batista
Referência: SANTOS, Gabriela Vieira. Dificuldades na aprendizagem e sua relação com a dinâmica familiar. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.
Resumo: Esse estudo teve como objetivo compreender em que medida os problemas de aprendizagem em crianças podem estar relacionados com o contexto familiar, a partir dos indicadores da interlocução entre dificuldades de aprendizagem e dinâmica familiar, levantados na pesquisa. Para a sua realização houve um levantamento, bem como a revisão de obras já publicadas sobre a temática em questão, nas plataformas Brasil Scientific Electronic Library Online (Scielo), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) e Google Acadêmico, com descritores que se relacionam com o tema desta pesquisa. Assim, foi possível elencar quatro categorias de análise, a saber: Contexto Familiar; Nível socioeconômico e educacional dos pais e/ou cuidadores; Relações socioemocionais entre crianças e cuidadores; e Possíveis estratégias a serem desenvolvidas por Psicólogos(as). Foi possível observar que é de suma importância compreender a multifatorialidade dos problemas de aprendizagem, devendo considerar fatores intrafamiliares bem como os extrafamiliares, inclusive durante a atuação do profissional psicólogo(a), a fim de não haver culpabilização da criança nem da família, além de não compreender tais dificuldades como sendo de ordem individual.
Palavras-chave: Problemas de aprendizagem
Crianças
Dinâmica familiar
Multifatorialidade
Resumo em inglês: This study aimed to understand to what extent the learning problems in children may be related to the family context, from the indicators of the interlocution between learning disabilities and family dynamics, raised in the research. For its realization there was a survey, as well as a review of works already published on the theme in question, in the platforms Brazil Scientific Electronic Library Online (Scielo), Psychology Electronic Periodicals (PePSIC) and Google Scholar, with descriptors that relate to the theme of this research. Thus, it was possible to list four categories of analysis, namely: Family Context; Socioeconomic and educational level of parents and/or caregivers; Socioemotional relationships between children and caregivers; and Possible strategies to be developed by Psychologists. It was possible to observe that it is of utmost importance to understand the multifactoriality of learning problems, and to consider both intra-family and extra-family factors, including during the performance of the professional psychologist, so as not to blame the child or the family, besides not understanding such difficulties as being of individual order.
Palavras-chave em inglês: Learning problems
Children
Children
Multifactoriality
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Data do documento: 15-Dez-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-09-19T19:32:19Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2696
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dificuldades_Aprendizagem_Relacao_TCC_2022.pdf540,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.