Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Princípios de biossegurança aplicados aos laboratórios didáticos do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB
metadata.dc.creator: Garcia, Rosânia Barbosa França
metadata.dc.contributor.advisor1: Pimenta, Maria Gardenny Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Honorato, Talita Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Protázio, Arielson dos Santos
metadata.dc.description.resumo: A Biossegurança abrange um conjunto de medidas preventivas a fim de reduzir e mitigar os riscos no manuseio de material biológico. A promoção de debates no meio acadêmico contribui para solidificar as ações preventivas e divulgar a importância de práticas laboratoriais seguras. Assim, no presente trabalho o objetivo foi identificar a conformidade dos itens de contenção primários e secundários presentes nos laboratórios didáticos que atendem o curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Os critérios de contenção primários e secundários foram avaliados por um Checklist aplicado nos laboratórios didáticos e subdivido em quatro itens: 1) Acesso; 2) Estrutura física; 3) Utilidade e equipamentos; 4) Normas de Biossegurança. Os resultados obtidos demostraram conformidade em relação ao acesso em todos os prédios, com percentual de conformidade de 62% dos itens avaliados. Os laboratórios dos três prédios apresentaram percentuais de conformidade acima de 50%, quanto aos critérios físicos das instalações laboratoriais e presença de equipamentos e utensílios necessários paras as aulas práticas. Em relação as Normas de Biossegurança, todos os laboratórios apresentaram irregularidades ou a indisponibilidade de itens básicos de biossegurança, o que representam risco potencial aos estudantes, técnicos e docentes. As padronizações das técnicas e espaços propiciam atividades de ensino mais seguras para os estudantes, docentes e instituição. Tendo em vista, que os laboratórios das instituições de ensino superior no Brasil devem atender aos Níveis de Segurança Biológica 1 e 2 (NB-1 e NB-2), a fim de garantir práticas mais seguras no desenvolvimento das aulas práticas, atividades de extensão e pesquisa.
Palabras clave : Aulas práticas
Barreiras de contenção
Biossegurança - Material biológico
Resumen : Biosafety covers a set of preventive measures to reduce and mitigate risks in the handling of biological material. The promotion of debates in the academic environment contributes to solidify the preventive actions and to divulge the importance of safe laboratory practices. Thus, in the present work the objective was to identify the compliance of the primary and secondary containment items present in the didactic laboratories that attend the undergraduate course in Biology of the Federal University of the Recôncavo (UFRB). The primary and secondary containment criteria were evaluated by a Checklist applied in the didactic laboratories and subdivided into four items: 1) Access; 2) Physical structure; 3) Utility and equipment; 4) Biosafety Standards. The results obtained demonstrated compliance in relation to access in all buildings, with a 62% compliance percentage of the evaluated items. The laboratories of the three buildings presented compliance percentages above 50%, regarding the physical criteria of the laboratory facilities and the presence of equipment and utensils necessary for the practical classes. Regarding Biosafety Standards, all laboratories have presented irregularities or the unavailability of basic biosafety items, which represent a potential risk to students, technicians and teachers. The standardizations of techniques and spaces provide safer teaching activities for students, teachers and institutions. Considering that the laboratories of higher education institutions in Brazil must comply with Biological Safety Levels 1 and 2 (NB-1 and NB-2), in order to guarantee safer practices in the development of practical classes, extension activities and research.
metadata.dc.subject.en: Practical classes
Containment Barriers
Safety
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 22-feb-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2651
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