Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSuzarte, Nathalia Andrade-
dc.date.accessioned2023-08-31T10:52:54Z-
dc.date.available2023-08-31T10:52:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSUZARTE, Nathalia Andrade. O universo de luna relato de experiência em atendimento clínico com criança em Gestalt-Terapia. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2619-
dc.description.abstractThis internship report intends to present the experience acquired during the period of Supervised Internship I and II of the Psychology Course at the Federal University of Recôncavo da Bahia, in the semesters of 2017.1 and 2017.2, based on the practice and knowledge obtained throughout the graduation and of internship supervision, allowing for professional training through clinical care carried out with children and adolescents. The elaboration of this report is based on the knowledge and theoretical-methodological framework of Gestalt Therapy (GT). When starting the internship period, several authors in the area were fundamental for the development of the work, namely: Sheila Antony, Luciana Aguiar, Jorge Ponciano Ribeiro, among others. When observing the proposals offered by the institution, my preference was the internship with children and adolescents, with a GT approach. The internship focused on strategies that could interest children and adolescents (toys, games, games, etc.), providing an available and favorable therapeutic space for them to participate freely in the sessions, without judgments and labels. This technique establishes communication between children, adolescents and adults, through a language other than verbal. In this report, a chosen case was presented, carried out with a child who was assisted during a probationary period. The case refers to Luna* , a child referred by the Department of Education of the city of Santo Antônio de Jesus-Ba with learning problems. According to a complaint from João *, her father, she also has a significant speech problem. Services with the child began in June 2017.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia infantilpt_BR
dc.subjectGestalt-Terapiapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSanto Antônio de Jesus (BA)pt_BR
dc.titleO universo de Luna relato de experiência em atendimento clínico com criança em Gestalt-Terapiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente relatório de estágio pretende apresentar a experiência adquirida durante o período de Estágio Supervisionado I e II do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, nos semestres de 2017.1 e 2017.2, a partir da prática e conhecimentos obtidos ao longo da graduação e das supervisões de estágio, permitindo uma formação profissional através dos atendimentos clínicos realizados com crianças e adolescentes. A elaboração desse relatório tem como base de conhecimento e referencial teórico-metodológico da Gestalt-terapia (GT). Ao iniciar o período de estágio, diversos autores na área foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho, sendo eles: Sheila Antony, Luciana Aguiar, Jorge Ponciano Ribeiro, entre outros. Ao observar as propostas oferecidas pela instituição, minha preferência foi o estágio com crianças e adolescentes, com abordagem em GT. O estágio inclinou-se em estratégias que pudessem interessar crianças e adolescentes (brinquedos, jogos, brincadeiras, etc.), possibilitando um espaço terapêutico disponível e favorável para que eles se colocassem nas sessões com liberdade, sem julgamentos e rótulos. Essa técnica estabelece a comunicação entre crianças, adolescentes e adultos, através de outra linguagem que não seja a verbal. Neste relatório foi apresentado um caso escolhido, realizado com uma criança que foi atendida em período de estágio. O caso refere-se a Luna* , criança encaminhada pela Secretaria de Educação da cidade de Santo Antônio de Jesus-Ba com problemas de aprendizagem. Segundo queixa de João*, seu pai, ela também tem problema significativo na fala. Os atendimentos com a criança tiveram início em junho de 2017.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Davi, Edmar Henrique Dairell-
dc.contributor.referee1Santos, Willian Tito Maia-
dc.contributor.referee2Uchôa, Maria Júlia de Oliveira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.enChild psicologypt_BR
dc.subject.enGestalt-Therapypt_BR
dc.subject.enPlayfulnesspt_BR
dc.subject.enLearningpt_BR
dc.subject.enSanto Antônio de Jesus (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Universo_Luna_Relato_TCC_2018.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.