Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: Existências que resistem: um olhar da psicologia escolar frente a negritude
metadata.dc.creator: Cerqueira, Eliene da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Adriana Lourenço
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Josineide Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Alfano, Marta Elizabeth Guimarães
Référence bibliographique: CERQUEIRA, Eliene da Silva. Existências que resistem: um olhar da psicologia escolar frente a negritude. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho relata a experiência do Estágio Supervisionado I e II do curso de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que aconteceu numa escola municipal de Santo Antônio de Jesus – BA, entre os meses de julho a dezembro de 2018, sob orientação da professora Adriana Lourenço Lopes. De acordo com o Projeto Político Pedagógico do curso de Psicologia, este estágio constitui-se por “um conjunto de experiências diversificadas realizadas em instituições ou serviços de psicologia que permitam o desenvolvimento integrado das competências e habilidades, permitindo que os conhecimentos concretizem-se em ações profissionais” (PPP, 2008, p.31). O presente estágio supervisionado aconteceu no contexto escolar e contou com uma equipe composta por nove estudantes, sendo divididos entre duas escolas. Na escola em que desenvolvi atividades tinham cinco estagiárias e cada uma ficou com uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram construídas trajetórias diferentes, com base nas demandas apresentadas pela escola e no encontro com as turmas. O estágio aconteceu em dois momentos, antes de ir a campo as (os) alunas(os) encontravam-se semanalmente em encontros de supervisão coletiva, para discussões teóricas sobre a Psicologia Escolar, escola, observação participante, modos de atuação, queixa escolar, entre outros temas.No segundo momento, fomos a campo conhecer a escola, os agentes escolares e a partir daí, criamos uma trajetória, nesse caso, buscamos acompanhar a expressão da negritude de uma turma de EJA. Esse relatório parte de uma discussão histórica acerca das questões étnico-raciais que, ainda hoje, estão presentes no contexto escolar, que influenciam o modo da pessoa negra ser vista na sociedade, visando refletir sobre o papel da escola diante da negritude e as negligências a qual esta está submetida. Em seguida, apresenta o campo de estágio, sua rotina e os sujeitos desse contexto. Posteriormente, descreve as atividades realizadas no decorrer do estágio com uma turma de estudantes da EJA e apresenta algumas reflexões, considerações e inquietações sobre tais experiências e vivências.
Mots-clés: Psicologia
Educação de Jovens e Adultos
Psicologia Escolar
Jovens negros
Escola Municipalizada Marielle Franco
Santo Antônio de Jesus (BA)
Résumé: This paper reports the experience of the Supervised Internship I and II of the Psychology course at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB), which took place in a municipal school in Santo Antônio de Jesus - BA, between July and December 2018, under guidance from Professor Adriana Lourenço Lopes. According to the Pedagogical Political Project of the Psychology course, this internship consists of “a set of diversified experiences carried out in psychology institutions or services that allow the integrated development of skills and abilities, allowing knowledge to materialize in actions professionals” (PPP, 2008, p.31). This supervised internship took place in the school context and had a team of nine students, divided between two schools. At the school where I developed activities, there were five interns and each one was with a Youth and Adult Education (EJA) class. Different trajectories were built, based on the demands presented by the school and the meeting with the classes. The internship took place in two moments, before going to the field, the students met weekly in collective supervision meetings, for theoretical discussions about School Psychology, school, participant observation, modes of action, school complaints, among other topics. In the second moment, we went to the field to get to know the school, the school agents and from there, we created a trajectory, in this case, we sought to follow the expression of blackness in an EJA class. This report starts from a historical discussion about the ethnic-racial issues that, even today, are present in the school context, which influence the way the black person is seen in society, aiming to reflect on the role of the school in the face of blackness and the negligence which it is submitted. Then, it presents the internship field, its routine and the subjects of this context. Subsequently, it describes the activities carried out during the internship with a group of EJA students and presents some reflections, considerations and concerns about such experiences and experiences.
metadata.dc.subject.en: Psychology
Youth and Adult Education
School Psychology
Black youth
Escola Municipalizada Marielle Franco
Santo Antônio de Jesus (BA)
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Date de publication: 2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na forma de relatório para obtenção do título em bacharel no curso de Psicologia.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-08-22T18:22:57Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2592
Collection(s) :CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

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